Nasce a primeira namorada virtual do Japão
Nasce a primeira namorada virtual do Japão
Leia mais

Nasce a primeira namorada virtual do Japão

Graças a uma campanha de financiamento participativo, a empresa japonesa Gatebox desenvolveu uma assistente virtual com todas as funções de um aparelho como o Amazon Echo, comandado por Alexa. Mas, essa nova inteligência artificial chamada de Azuma Hikari também tem a estranha capacidade de poder se tornar uma... namorada.

Azuma Hikari é capaz de conversar, enviar SMS, não perder a hora ou controlar os aparelhos conectados. Uma assistente virtual que pode até mesmo virar uma namorada se houver necessidade. Essa capacidade perturbadora (e bem real) lembra muito uma ficção científica, começando com a comédia romântica Ela, na qual Joaquin Phoenix se apaixona por uma inteligência artificial dublada por Scarlett Johansson.

A assistente foi criada pela empresa Gatebox, que tinha lançado uma campanha de financiamento coletivo há dois anos para conseguir desenvolvê-la. Atualmente, a empresa conseguiu multiplicar a produção de caixas nas quais Azuma aparece na forma de um holograma. O aparelho é equipado com um estojo melhorado e dois microfones para falar à vontade com a companheira virtual. Sensores permitem que ela reconheça rostos e movimentos.

A nova versão de Azuma Hikari estará disponível em breve pela bagatela de 150.000 yens, cerca de 5.500 reais. A edição anterior, que custava o dobro, só teve 300 unidades. Por enquanto, a comercialização está prevista apenas para o Japão.

O fim das relações humanas?

Esse aparelho levanta inúmeros questionamentos, começando por saber se criações como Azuma não vão mexer com as normas sociais. Alguns usuários não se isolarão ao focar apenas na nova companheira virtual? Por enquanto ainda é muito cedo para responder. Mas, a Gatebox não esconde a ideia de que homens solteiros que não conseguem encontrar o amor são o alvo principal desse produto.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações