Dia Internacional da Mulher: 10 clichês machistas que precisam ser abolidos agora mesmo

Dia Internacional da Mulher: 10 clichês machistas que precisam ser abolidos agora mesmo

Todo mundo sabe: as mulheres são histéricas, frágeis, ciumentas, sentimentais... Estereótipos conhecidos que têm origem no machismo, mas que estão enraizados em nossa sociedade. Por isso, nesse dia internacional da mulher, confira 10 clichês que já deveriam ter sido abolidos!

"Lugar de mulher é na cozinha": quem de nós pode afirmar que nunca sentiu o peso de um clichê ultrapassado? Mesmo sabendo que cada gênero tem suas particularidades, generalizar é sempre inadequado. Ainda que homens e mulheres tenham habilidades diferentes, habilidades ditadas pela genética, muitas crenças populares machistas precisam desaparecer do nosso dia a dia. Assim, para evitar a perpetuidade da fábrica de machos e eliminar, de uma vez por todas, o mecanismo vicioso da falocracia, confira esses estereótipos completamente absurdos, mas que, juntas, podemos destruir.

1. Mulheres são histéricas

Presente na discurso médico do século XIX para designar uma doença psicológica, esse termo se transformou em insulto machista por excelência. O motivo? Essa doença é um derivado da palavra útero! Importante lembrar que a histeria, que também atinge os homens, foi totalmente apagada do manual de referência da psiquiatria.

2. Mulheres são sentimentais

Super-heróis de um lado e princesas do outro? Que nada! Atualmente as mocinhas em apuros se transformam em verdadeiras justiceiras, guerreiras amazonas capazes de ofuscar os mais famosos príncipes encantados. Mulher Maravilha, Mulher-Gato, Lara Croft, Elektra... Essas personagens incomuns têm um único objetivo na vida: proteger os outros.

3. Mulheres adoram rosa

Por que as roupas e os brinquedos para meninas são majoritariamente rosa? A origem desse fenômeno data de milhões de anos atrás, na época em que as mulheres cuidavam da colheita. Isso explicaria porque a cor vermelho-rosa virou sinônimo de beleza para mulheres. Só que hoje em dia é bem raro ver uma mulher de trabalho andando por aí de tule rosa!

4. Se uma mulher conseguiu um cargo de chefia, ela com certeza dormiu com alguém

Essa velha lenda remonta à Bíblia, com Adão e Eva. A história reforça a ideia de que a mulher sempre usa seu charme para manipular os homens. Mas não seria muito mais simples se tratássemos as mulheres pelo que elas realmente são: iguais aos homens?

5. Mulher de mau humor está naqueles dias

A ideia de que as mulheres ficam agressivas, irritadas e com oscilações de humor antes e durante a menstruação é um mito. Se você ainda duvida, pode ver que algumas mulheres vivem muito bem nesse período do mês!

6. Mulher que não vai pra cama está sendo querendo te provocar

Esse é o estereótipo machista por excelência! Um homem que tem várias parceiras sexuais é um sedutor. A situação da mulher é bem desfavorável: não pode ter muitos, mas também não pode ter tão poucos! A gente não tem o direito de fazer do nosso corpo o que bem entender?

7. Mulheres adoram cuidar da casa

Sobre isso, nenhum estudo científico reconhecido conseguiu demonstrar a existência, no cérebro humano, de diferenças entre homens e mulheres. Só que, assumir que as mulheres são as rainhas do lar faz com que os homens se livrem das tarefas domésticas. Do ponto de vista masculino, seria uma pena abrir mão dessa falácia...

8. Mulheres são frágeis

Na visão do macho, as mulheres são todas construídas a partir de um mesmo modelo: reclamonas, impacientes, exigentes, irritantes e, é claro, frágeis. Só que não! Estamos longe de ser essas coisinhas frágeis. Política, esporte, artesanato, cultura... São muitos os assuntos em que estamos à frente de vocês, senhores.

9. Mulheres não sabem dirigir

Leia também
13 fotos que provam que existem dois tipos de mulheres

Frequentemente acusadas de serem maus motoristas, as mulheres são, na verdade, bem menos perigosas que os homens no volante. Sim, segundo os números da Polícia Rodoviária, mais de 90% dos acidentes letais são causados por homens. Além disso, as mulheres têm um ótimo senso de direção: sabem perfeitamente seguir um mapa.

10. Mulheres choram o tempo todo sem motivo nenhum

Segundo um estudo alemão, uma crise de choro média dura seis minutos para uma mulher, e de dois a quatro minutos para um homem. Mas o motivo é simplesmente biológico: o canal lacrimal masculino é mais largo que o feminino. Então, se um homem e uma mulher derramam uma lágrima ao mesmo tempo, as lágrimas das mulheres chegarão mais rápido nas bochechas.

• Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações