10 erros que não devemos cometer na mesa
10 erros que não devemos cometer na mesa
Leia mais

10 erros que não devemos cometer na mesa

Quando vamos a um almoço em família ou com amigos, seja em um restaurante do bairro ou um local mais sofisticado, respeitar as regras de etiqueta é bom para todos. Você certamente conhece as regras, mas, é um especialista? Confira aqui os 10 principais erros que não devemos cometer à mesa.

1. Nunca corte o omelete com a faca

De acordo com as regras de boas maneiras na mesa, não devemos cortar o omelete com a faca, mas usar o lateral do garfo para isso.

2. Não corte a salada

Essa regra de etiqueta remonta aos tempos em que as facas eram oxidáveis, e o vinagre as escurecia. A salada então era cordada antes de ser levada à mesa, e cortá-la novamente no prato significava que ela tinha sido mal preparada.

3. Não corte o espaguete

De acordo com a tradição italiana, a massa não deve ser cortada, não importa o motivo. Uma boa técnica é enrolar o espaguete com o garfo. Não é fácil no começo, mas tudo é uma questão de prática!

4. Não coloque gelo no vinho (e nas bebidas alcoólicas em geral)

Colocar cubos de gelo no vinho só irá diluí-lo, fazendo com que perca o sabor. Portanto, prefira cubos de gelo feitos de uva, ou cubos reutilizáveis de plástico .

5. Não espalhe o foie gras no pão

O foie gras não é considerado um patê, e não deve ser espalhado no pão. Em vez disso, recomenda-se cortá-lo em pedaços pequenos com a faca, e comê-lo com torradas.

6. Não coma mexilhões com o garfo

Para comer mexilhões, use uma concha vazia, que servirá como uma pinça.

7. Não assopre a sopa para esfriá-la

Seja paciente e espere que a sopa esfrie. Comece pelas bordas, o contato com o prato esfria o alimento.

8. Nunca coloque sal na comida antes de prová-la

Isso poderia ofender a pessoa que preparou o prato e magoá-la.

9. Nunca apoie o pão ao contrário na mesa

Trata-se de um sinal de azar. Essa regra de bons modos vem da Idade Média, quando era costume reservar um pão ao carrasco em dias de execução. Para que ele pudesse identificar facilmente qual era o seu pão, o padeiro o deixava virado ao contrário no balcão. Deixar o pão virado poderia então trazer mau agouro.

10. Nunca dobre o guardanapo ao sair de mesa

Você só precisa deixá-lo ao lado esquerdo do prato, ainda amassado.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações