A cor de sua menstruação diz muito sobre sua saúde

A cor de sua menstruação diz muito sobre sua saúde

Menstruação é um símbolo da fertilidade feminina. Surge geralmente perto dos doze anos. Às vezes causa muita dor, mas a cor da menstruação pode nos dizer claramente nosso estado de saúde.

Ah, a menstruação! A gente te explica com detalhes o que significa cada cor da sua menstruação...

Rosa

Normal nos primeiros dias, o sangramento rosado só é anormal se aparece fora do período da menstruação. Se esse é o seu caso, pode significar uma ferida interna, uma alteração hormonal importante ou um sinal precoce de gravidez.

Vermelho vivo

O sangramento vermelho-vivo é um sinal de boa saúde. Está tudo bem com você.

Bordô

O sangramento bordô acompanhado de pequenos coágulos são super normais. É o seu útero trabalhando a todo vapor. No entanto, se esse fluxo muito concentrado dura mais de 8 dias, pode ser o sinal prévio de um tumor benigno.  

E muita atenção, se os coágulos tornam-se acinzentados, isso pode ser o primeiro sinal de um aborto espontâneo.

Vermelho-alaranjado

A menstruação vermelho-alaranjada é o resultado da mistura das secreções do colo do útero com o seu sangue. Porém, também pode indicar uma infecção vaginal. Nesse caso, geralmente acompanhada de um mau cheiro.

Marrom escuro

Essa cor aparece geralmente ao fim da menstruação e são simplesmente resíduos de sangue. Se essa cor escura durar mais de um dia, pode ser devido a uma infecção ou um sangramento excessivo.

Manchas de sangue

Pequenas manchas de sangue claras, ou até mesmo mais escuras, podem ser sinais iniciais de uma gravidez, doença ou um desequilíbrio hormonal.

• Bruna Moura
Leia mais