Ficar sentado por muito tempo pode ser perigoso para a memória

Ficar sentado por muito tempo pode ser perigoso para a memória

O ser humano não foi feito para permanecer sentado ou na mesma posição durante 7 ou 8h por dia. Ficar muito tempo sentado aumenta consideravelmente os riscos de morte prematura, mas também deteriora a memória.

Se você está lendo este artigo sentado ou sentada no escritório, então levante-se e mexa-se um pouco. De acordo com um estudo científico, ficar sentado diminuiu uma parte do cérebro importante para a memória.

Leia também
Jovem acorda com o corpo coberto de hematomas e médicos dão diagnóstico assustador

A Universidade da Califórnia, Los Angeles, realizou pesquisas com 35 pessoas entre 45 e 65 anos de idade. Uma RM foi feita em todos os participantes para examinar o lobo temporal, área do cérebro na qual são formadas as memórias.

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que ficavam muito tempo sentados no dia a dia (entre 3 e 7 horas por dia) tinham um lobo temporal bem mais fino. O mais preocupante é que os resultados são os mesmos para quem fica muito tempo sentado e também pratica uma atividade física regular. Parece que os danos de imobilidade não podem ser compensados pelo esporte.

Um lobo temporal menor favorece a demência e muitos outros problemas cognitivos. Os pesquisadores ainda não encontraram os motivos exatos dessa consequência. Eles acreditam que isso possa ser devido a uma inflamação e uma capacidade diminuída do cérebro de gerar novos vasos sanguíneos.

Agostinho De Freitas
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações