Mindfulness: 7 benefícios da técnica de meditação do momento
Mindfulness: 7 benefícios da técnica de meditação do momento
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Mindfulness: 7 benefícios da técnica de meditação do momento

O mindfulness é uma técnica de meditação pautada pela atenção plena e que pode trazer muito mais benefícios que apenas a redução do estresse. Conheça quais são.

Entre os muitos modismos nas terapias alternativas, mindfulness é a técnica de meditaçãodo momento. A "atenção plena" se relaciona a um estado pautado pela consciência total em todas as atividades. A prática é uma das armas no combate ao estresse e à perda de foco diante das muitas agitações do cotidiano. A partir de exercícios de conscientização, é possível alcançar inúmeros benefícios não apenas para a vida espiritual, mas também para os afazeres do dia a dia.

Diferente do que costuma ser associado às técnicas de meditação, o mindfulness não propõe o esvaziamento da mente, mas um estado de alerta total, focado na presença e no desejo de extrair o máximo de cada momento.

O termo foi criado nos Estados Unidos, durante os anos 1970, por um professor da Universidade de Massachussetts chamado Jon Kabat-Zinn. Ele uniu psicoterapia, meditação, ioga e zen budismo em um curso para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida de portadores de doenças crônicas.Através de exercícios de respiração, relaxamento e até expressão oral, os praticantes do minfulness experimentam um aumento no foco a tudo que acontece seu ao redor. Essa conscientização pode trazer muitos benefícios para o cotidiano agitado de quem vive nas grandes cidades ou apenas quer se concentrar mais em tudo que faz. O método funciona como um treinamento para que o cérebro aprenda a lidar melhor com o afastamento de si, a falta de atenção e compromisso, além de evitar as distrações e divagações excessivas que o mundo contemporâneo oferece.

Aproveitar mais cada momento é a principal vantagem trazida pelo mindfulness, mas há outras. Oh!MyMag apresenta mais algumas. Confira abaixo.

1 - Melhorar o aprendizado

A atenção máxima ao momento do mindfulness pode ajudar você a aprender com os processos em vez de apenas focar nos resultados finais. Por exemplo: em vez de focar em terminar os estudos na universidade para obter um diploma, é possível compreender melhor de que maneira você pode evoluir enquanto pessoa a partir de tudo que foi ali aprendido.

2 - Melhorar a concentração e o rendimento acadêmico

As técnicas de atenção plena treinam o cérebro para incrementar a concentração. O aumento na memória e no desempenho acadêmico são consequências naturais. Um artigo publicado na revista Psychological Science afirma que candidatos a vagas no mestrado que fizeram uso da prática enquanto se preparavam para os exames apresentaram uma expansão na memória de curto prazo e no foco para os estudos.

3 - Ser mais flexívelA prática do mindfulness e da conscientização plena estimulam uma abertura da mente para ver mais de um ponto de vista. Isso significa que você pode se tornar mais aberto para novos conceitos que antes não eram vistos enquanto possibilidades reais e mudar o que está errado.

4 - Ser mais persistente

O foco nos processos pode tornar os praticantes de mindfulness mais persistentes em seus objetivos. Eles não desistem tão facilmente devido ao tempo e energia já gastos em uma atividade, mesmo quando esta parece ser uma causa perdida - como uma relação desgastada. Isso também leva a uma melhor tomada de decisão, que será tomada com parcimônia e tranquilidade.

5 - Combater o estresse no trabalho

Estudos apontam que as técnicas do minfulness levam a uma diminuição do cansaço físico e mental e a melhorias no humor no ambiente de trabalho devido à redução nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Essa total consciência de si também promove uma maior atenção aos efeitos físicos do estresse do dia, evitar atitudes intempestivas típicas dos momentos de excesso de pressão, o remorso e ansiedade relacionadas a atividades futuras. Os efeitos são benefícios na saúde dos trabalhadores, além de aumentar a solidariedade com os colegas e os ganhos em produtividade.

6 - Melhorar a saúde

Um dos principais benefícios do mindfulness é um aumento na sensação de bem-estar. Isso é fundamental para aumentar a imunidade e a criatividade, diminuindo a incidência de sintomas de ansiedade e depressão. A prática também ajuda pacientes que possuem problemas crônicos de saúde, como câncer e doenças cardíacas, a lidarem melhor com suas condições presentes de vida.

7 - Perder de peso e se alimentar melhor

O mindfulness pode ajudar até mesmo quem busca perder peso. A conscientização total deve ser incluída em todas as atividades cotidianas, mesmo as mais básicas, como o ato de comer. Cada mordida feita durante as refeições recebe total atenção, o que implica comer mais devagar e aguçar os sentidos. Isso pode ajudar a reduzir as quantidades ingeridas, além de aumentar a procura por alimentos saudáveis. Diversos estudos revelam que os praticantes de mindfulness ingerem menos calorias que as demais pessoas, mesmo quando estão com mais fome.

Escrito por Agostinho De Freitas
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