IMC é realmente o indicador de peso ideal?

IMC é realmente o indicador de peso ideal?

Quer saber mais sobre o IMC? OhMyMag explica quais são os valores e o objetivo desse índice aprovado pela OMS.

O indicador IMC: Índice de Massa Corporal

Todos nós já ouvimos falar pelo menos alguma vez sobre o Índice de Massa Corporal (IMC). Saiba que não se trata de um índice aleatório, já que é baseado em um método de cálculo real, aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desenvolvido pelo cientista Adolphe Quetelet, este cálculo é bastante simples: dividimos nosso peso pela nossa altura ao quadrado. Por exemplo, para uma pessoa de 55 kg e 1,65 m: 55 kg / (1,65 m ´ 1,65 m) = 55 kg / 2,7225 = 20,20 kg/m2.

Este valor se enquadra no "peso corporal normal", uma vez que está entre 18,5 kg/m2 e 25 kg/m2, sendo os outros intervalos: "desnutrição", "magreza", "sobrepeso", "obesidade moderada”, "obesidade grave" e "obesidade mórbida".

O objetivo do IMC

Se o índice de massa corporal foi aprovado pela OMS e definido para estimar o excesso de peso e a obesidade em adultos, é por bons motivos!

Primeiro, o cálculo do IMC pode ser usado em adultos independentemente de idade ou gênero.

Segundo, ele foi escolhido pela OMS em 1996, um ano que, como os anteriores, registrou um aumento da obesidade entre pessoas maiores de 15 anos em muitos países.

Para terminar, se ele não é perfeito, ainda assim é muito útil para avaliar o excesso de peso, prevenir a obesidade e, portanto, doenças da nossa geração e riscos de morte associados: diabetes, doenças cardiovasculares, câncer…

A interpretação do IMC

Leia também
Trança de chocolate: uma receita fácil e rápida, pronta em 15 minutos!

Os intervalos padrão do índice de massa corporal são os famosos valores acima de 40 kg/m2 (obesidade mórbida), entre 35 e 40 kg/m2 (obesidade grave), entre 30 e 35 kg/m2 (obesidade moderada), entre 25 e 30 kg/m2 (sobrepeso), entre 18,5 e 25 kg/m2 (peso normal), entre 16,5 e 18,5 kg/m2 (abaixo do peso) ou abaixo de 16,5 kg/m2 (desnutrição).

Mas atenção: o IMC é, como diz o nome, um índice, então nada de começar uma dieta drástica se seu valor for 25,5! É melhor consultar um médico, já que o IMC tem suas limitações. Ele não leva em conta determinados dados como a morfologia, a localização da gordura e a massa muscular. As esportistas não estão com excesso de peso, longe disso, então o IMC nem sempre reflete a realidade ...

• Pedro Souza
Sem Internet
Verifique suas configurações