IMC: como calcular seu Índice de Massa Corporal e chegar no peso certo

IMC: como calcular seu Índice de Massa Corporal e chegar no peso certo

Procurando seu peso ideal? OhMyMag ensina você a calcular seu IMC e perder os quilinhos extras sem se privar. 

O indicador IMC: Índice de Massa Corporal

Todo mundo já calculou pelo menos uma vez, em algum aplicativo ou site de saúde, o famoso IMC ou Índice de Massa Corporal. 

O índice de Quetelet, nome do cientista que o desenvolveu, é calculado para detectar um possível problema de peso e cuidar dele rapidamente. 

Este índice de massa corporal foi aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) porque é especialmente útil em adultos de todas as idades para avaliar o excesso de peso e a obesidade, um verdadeiro problema da nossa sociedade contemporânea... 

Mas atenção: a interpretação do IMC nem sempre é um reflexo da realidade! Então, antes de começar uma dieta, procure seu médico. 

Calcule seu IMC 

Para calcular seu índice de massa corporal, basta usar uma das várias ferramentas de cálculo on-line disponíveis. 

Se você quiser calcular sozinho, lembre das aulas de matemática e divida seu peso pela sua altura ao quadrado. Por exemplo, para uma pessoa de 55 kg e 1,65 m, independente de sua idade ou sexo, o cálculo será: 55 kg / (1,65 m ´ 1,65 m) = 55 kg / 2,7225 = 20,20 kg/m2.

Este valor se enquadra no "peso corporal normal", uma vez que está entre 18,5 kg/m2 e 25 kg/m2, sendo os outros intervalos: obesidade mórbida (valores acima de 40 kg/m2), obesidade severa (valores entre 35 e 40 kg/m2), obesidade moderada (valores entre 30 e 35 kg/m2) sobrepeso (valores entre 25 e 30 kg/m2), magreza (valores entre 16,5 e 18,5 kg/m2) e desnutrição (valores abaixo de 16,5 kg/m2). 

Atingindo um IMC normal 

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O peso ideal é aquele que nos faz sentir bem, seja fisicamente ou psicologicamente. Mas além desses critérios, é essencial que ele não represente um risco à saúde... Portanto, para estar fantástico e em boa forma, nada como um IMC normal! 

O excesso de peso também pode estar relacionado a uma grande massa muscular, especialmente nos esportistas, por isso devemos consultar um médico antes de iniciar uma nova dieta alimentar. 

Para atingir um IMC normal, em paralelo com atividades físicas, adotamos uma dieta caseira baseada em vegetais verdes, legumes, grãos inteiros, peixes brancos, óleos vegetais, frutas com baixas calorias, pequenos hiperglicemiantes e, acima de tudo, não se esquecer de desestressar!

Pedro Souza
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