Máscara de gravidez: o que fazer e como tratá-la?
Máscara de gravidez: o que fazer e como tratá-la?

Máscara de gravidez: o que fazer e como tratá-la?

Você se sente traído pelo seu rosto que escurece ao longo de sua gravidez? O OhMyMag te ensina a cuidar da sua máscara de gravidez...

Causas da máscara de gravidez

A máscara da gravidez, ou melasma, é causada pela mudança hormonal que seu corpo sofre durante a gravidez. A melanina, que é o principal pigmento que colore a pele, nos protege naturalmente contra os efeitos perigos dos raios ultravioletas, os raios nocivos do sol.

Sob o efeito dos hormônios da gravidez, a melanina é concentrada principalmente em certas áreas do rosto. A máscara da gravidez se manifesta pelo aparecimento de manchas marrons ou acinzentadas ao redor dos olhos, na testa, maçãs do rosto, ao redor da boca e, mais raramente, ao longo do maxilar.

Este é exatamente o mesmo fenômeno que pode fazer com que, em algumas mulheres, surja  uma linha marrom do umbigo até o púbis. Afeta principalmente mulheres morenas ou negras. A máscara da gravidez aparece por volta do quarto mês de gravidez.

Como prevenir a máscara de gravidez?

Todas as pessoas são diferentes em relação ao risco de aparecimento da máscara de gravidez. Como é difícil prever o desenvolvimento da máscara de gravidez, o mais simples é prevenir seu aparecimento. A melanina, naturalmente presente na sua pele, é ativada pelo sol.

A melhor maneira de escapar da máscara da gravidez é se proteger. Exponha seu rosto ao sol pelo menor tempo possível, use chapéu, boné, óculos de sol e aplique sempre um protetor solar com alto fator de proteção solar (FPS), mesmo que o sol esteja escondido pelas nuvens.

Prefira o frescor da sombra nas horas mais quentes de sol. Em todo caso, mais cedo ou mais tarde, sua pele vai agradecer!

Como tratar a máscara da gravidez?

É tarde demais ou, apesar da proteção, você tem manchas marrons que apareceram em seu rosto? Não se preocupe! A máscara da gravidez geralmente desaparece sozinha. Só é preciso ser paciente.

A máscara da gravidez pode permanecer visível por seis meses ou, até mesmo, um ano após o parto. Caso as manchas não desapareçam com o tempo, você pode ir ao dermatologista. Ele pode prescrever um tratamento despigmentante ou um peeling específico.

Não se deixe enganar pelas promessas de cosméticos clareadores, estes produtos não são eficazes contra a máscara de gravidez.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações