O Mediterrâneo está se tornando um “mar de plástico” e as consequências são alarmantes
O Mediterrâneo está se tornando um “mar de plástico” e as consequências são alarmantes
Leia mais

O Mediterrâneo está se tornando um “mar de plástico” e as consequências são alarmantes

O mar Mediterrâneo se tornará um “mar de plástico”. Foi o que anunciou o relatório da WWF publicado recentemente, no dia mundial dos oceanos. A associação alerta sobre os “níveis recordes de poluição” que colocam em perigo os cetáceos e o homem.

O mar Mediterrâneo se tornará o mar mais poluído do mundo, de acordo com um relatório da WWF publicado recentemente. A associação de proteção da natureza denuncia os “níveis recordes de poluição” perigosos para o homem e para o mundo marinho.

“Mar de plástico”

500.000 toneladas de dejetos plásticos são lançados a cada ano na imensidão azul. Mas ainda piora... Segundo o relatório da WWF, até 130.000 toneladas de microplásticos acabam no mar Mediterrâneo por ano. Essas partículas de menos de 5 milímetros, ameaçam as espécies marinhas e a humanidade.

“O Mediterrâneo é considerado a sexta maior zona de acúmulo de dejetos marinhos e os microplásticos atingem níveis recordes de concentração ali”, destaca a associação. Com 1,5 milhão de fragmentos por km2, é quase quatro vezes o nível de uma das cinco “ilhas de plástico” (oceano índico, pacífico e atlântico).

Múltiplos fatores

Se o Atlântico concentra tantos dejetos, é porque é um mar semifechado. Além disso, ele concentra mais de 150 milhões de habitantes. Mas isso não é tudo... Ele atrai inúmeros turistas, cerca de 200 milhões por ano, que geram mais de 40% de dejetos durante o verão. Esses recordes extremos também são causados pela onipresença do plástico em nossas vidas e pela falta de reciclagem.

Para chegar a banir ou pelo menos reduzir o plástico, a WWF dá alguns conselhos. Ela nos estimula a aumentar a reciclagem e a coleta de dejetos. E também a privilegiar objetos reutilizáveis e a evitar itens de plástico descartáveis, como sacolas plásticas. De maneira geral, deve-se comprar itens soltos e principalmente não jogar dejetos em qualquer lugar...

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações