Por que a água do Mar Morto pode ser perigosa?

Por que a água do Mar Morto pode ser perigosa?

O teor de sal do Mar Morto é tão alto que tudo flutua sem esforço. Mas será que é perigoso nadar em suas águas?

Apesar do nome, o Mar Morto não é um mar e também, lógico, não está exatamente morto. Ele é na verdade um grande lago, composto de água salgada. É comum ouvirmos que não pode haver vida em suas águas devido ao alto grau de salinidade, mas isso não é verdade; Não há peixes ou plantas mas alguns estudos mostram que existem as bactérias Haloarcula marismortui habitando suas águas. 

O local é um ponto turístico bastante conhecido, entre a Jordânia, Israel e Cisjordânia.  Este ano, 2018, foi um ano recorde para o turismo na região. Apenas Israel recebeu cerca de 3,6 milhões de visitantes. O Brasil contribui para este aumento, foram registrados 65% mais turistas do que em 2016, saltando de cerca de 30 mil para pouco mais de 51 mil visitantes brasileiros.

Leia também
Ela volta do Caribe com algo estranho na perna e o que descobre é assustador

Como a água é muito salgada, ela faz com que tudo flutue tornando a região muito difícil de ser desbravada pelos mergulhadores. Esse é também o motivo de o Mar Morto ser o segundo lago mais perigoso de se nadar no mundo. É praticamente impossível se afogar, mas há chances de irritações e alergias graves aos banhistas caso expostos muito tempo a todo esse sal.

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações