Cuidado: veja o que acontece quando você usa um produto de beleza vencido

Cuidado: veja o que acontece quando você usa um produto de beleza vencido

Você sabia que os cosméticos também têm data de validade? Sim, eles estragam, e precisamos ter muito cuidado para não colocar nossa saúde em risco.

Cientistas britânicos da London Metropolitan University realizaram estudos recentes sobre o tema. Eles analisaram uma grande quantidade de produtos de beleza vencidos.

O resultado é alarmante: um cosmético fora da validade desenvolve bactérias, podendo até mesmo – em casos específicos – originar doenças mortais! Entre elas estão a Eubacterium, a Aeromonas e a Propionibacterium, que podem, respectivamente, causar infecções vaginais, gástricas e cutâneas (acne).

“As bactérias presentes na pele podem passar para a maquiagem por meio das esponjas e pincéis”, explica a dermatolista Susan Mayou ao jornal Huffington Post UK.

Os produtos possuem esses micróbios desde a compra, mas as substâncias que os protegem deixam de ser eficazes após a data de validade. As bactérias, então, se desenvolvem mais rapidamente e podem provocar infecções.

Laura Byrnes, 26 anos, queria saber se os produtos de beleza vencidos apresentavam riscos para a saúde. Ela entregou sua maquiagem aos cientistas da universidade inglesa para que fosse analisada. O produto estava vencido há 9 meses, mas ela não imaginava o que isso poderia significar: “Estou espantada que minha maquiagem pode conter um micróbio que causa meningite ou uma infecção generalizada. Eu sabia que estava vencida, mas não acreditava que poderia conter bactérias mortais”.

Leia também
Descubra todos os poderes secretos do seu batom

Grace Day, outra jovem que participou do estudo, afirma: “Eu tentava não usar maquiagem vencida, mas acreditava que, se são apenas alguns meses, não seria tão grave. Eu estava claramente equivocada”.

Conclusão do estudo: não confie em produtos fora do prazo, eles podem ter um efeito bastante indesejável à sua saúde!

• Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações