Aprenda a fazer uma luminária com garrafas de vidro

Aprenda a fazer uma luminária com garrafas de vidro

Oh my home traz mais um Faça Você Mesmo ecológico para criar luminárias!

Não precisa mais comprar luminárias, faça você mesmo! Como? Usando suas garrafas de vidro!

1. Use um cortador de garrafa

É claro que esse não é um objeto que a gente costuma ter em casa. Pergunte a seus conhecidos se alguém tem um para te emprestar. Mas, se sua alma de artesão sabe que você vai utilizá-lo com frequência, ele é facilmente comprado na internet.

Coloque o cortador de garrafa na direção que você quer cortar. Cuidado para não forçar demais a ferramenta, apenas gire a garrafa. Umas duas voltas devem ser suficientes.

2. O corte

Coloque a garrafa em uma bacia e encha com água fervente até ficar um pouco mais alto que o corte. Pegue um funil para ter mais precisão e tome cuidado para que a garrafa fique bem vertical durante a operação. Imediatamente depois, derrame água fria por alguns segundos nas paredes da garrafa... essa operação provoca um choque térmico que corta a garrafa no local da incisão.

Se você quiser, pode repetir a operação com diversas garrafas.

3. Lixe o vidro

Com o auxílio de uma lixa, lixe o corte para deixar o vidro bem liso.

4. Instale o sistema elétrico

As lojas de ferragens oferecem cada vez mais esse tipo de sistema, super fácil de instalar. Basta desatarraxar os bocais para deslizar os cabos para dentro da garrafa. Encaixe uma lâmpada e é só ligar o interruptor!

• Bruna Moura
Leia mais