O que fez a língua desta mulher ficar preta e "peluda"?

O que fez a língua desta mulher ficar preta e "peluda"?

Depois de tomar antibióticos para uma infeção, esta mulher desenvolveu uma língua preta e "peluda".  

A língua de uma mulher de 55 anos assumiu uma aparência negra e "peluda" depois da paciente ser tratada com antibióticos, após um acidente de carro.

O acidente esmagou-lhe as pernas e levou-a a desenvolver uma infeção polimicrobiana na ferida - uma infeção causada por mais de um micróbio, de acordo com um relatório de caso publicado no New England Journal of Medicine.

Para tratar a infeção, os médicos administraram dois antibióticos separados: meropenem e minociclina. Depois de uma semana, a senhora relatou sentir náuseas e ter um gosto amargo na boca, de acordo com o relatório. Ela também tinha outro sintoma mais visível: a língua estava negra e peluda.  

Essa condição, pouco conhecida, ter por nome "língua cabeluda negra", não é prejudicial, segundo o relatório, e é causada pelo aumento e crescimento de pequenas protuberâncias na superfície da língua. Esses caroços, chamados de papilas filiformes, ao contrário de outros tipos de papilas na língua, não contêm papilas gustativas, de acordo com a Enciclopédia de Neurociência. Em vez disso, elas ajudam a segurar a comida, de acordo com um artigo publicado em 2016 na revista Developmental Dynamics.

A língua pilosa preta pode ser causada por vários fatores, incluindo certos medicamentos, uso de tabaco, elixires bucais irritantes ou má higiene bucal. No caso da mulher, os médicos suspeitam que o antibiótico minociclina seja o culpado, de acordo com o relatório.

De fato, quando os médicos trocaram a minociclina por outro antibiótico e a aconselharam a praticar uma boa higiene oral, sua língua voltou à sua aparência normal em menos de um mês.

Como é tratada a língua cabeluda negra?

Praticar uma boa higiene oral é a melhor maneira de tratar a língua cabeluda negra. Escove os dentes suavemente duas vezes ao dia com uma escova macia. Além disso, escove a sua língua. Pode usar um raspador de língua para se certificar de que está a limpar completamente a área. Beba muita água ao longo do dia para ajudar a manter a boca limpa.

Outras dicas:

- Deixar de fumar

- Adicionar mais fibras à sua dieta. Alimentos macios não limpam a língua com eficácia.

- Ligue para o seu médico ou dentista se o problema não melhorar. O seu médico pode prescrever um antifúngico para se livrar das bactérias ou leveduras. Medicamentos tópicos, como a tretinoína (Retin-A), também são prescritos às vezes. Como último recurso, se o problema não melhorar, as papilas podem ser cortadas cirurgicamente com laser ou eletrocirurgia.

• Bruna Moura
Leia mais