Lil Miquela: a influenciadora digital de 1,2 milhões de fãs que não existe

Lil Miquela: a influenciadora digital de 1,2 milhões de fãs que não existe

Lil Miquela é a primeira grande celebridade virtual do Instagram, tem 1,2 milhão de fãs e questiona as fronteiras da vida real nas redes sociais

Lil Miquela é uma jovem influenciadora digital. Ela tem 21 anos e divide seu cotidiano badalado de looks modernos, selfies nas melhores festas de Los Angeles e engajamento em causas sociais com mais de 1,2 milhão de seguidores em sua conta no Instagram.

A grande diferença é que Lil Miquela não é de carne e osso: ela é a primeira grande virtual influencer das redes sociais.Miquela nasceu para o mundo em 2016, quando sua conta foi criada no Instagram.

Leia também
A ecografia deste bebê “fazendo uma bolha” esconde uma terrível realidade

Segundo sua biografia, Miquela Sousa é uma it-girl morena e sardenta, meio brasileira, meio espanhola, que vive na Califórnia e faz trabalhos como modelo.Seus autorretratos descolados foram atraindo cada vez mais gente, até que uma pergunta se tornou inevitável: Lil Miquela é real? O fato é que ela se comporta como uma digital influencer, "vestindo" peças de marcas de luxo, como Prada e Chanel, participando de eventos com outros influenciadores, posando ao lado de celebridades, como o produtor musical Diplo, e aparecendo em grandes publicações do mundo. Vogue, The Guardian e BBC.com foram alguns deles.Mas qual é o mistério por trás do avatar? Ninguém sabe ao certo ainda.

Em abril, Lil Miquela teria sido vítima de um suposto ataque hacker, quando foi pressionada para revelar sua verdadeira identidade. Ela se assumiu como um robô com consciência e sentimentos, criada por uma empresa fictícia do Vale do Silício. Mas pouco se sabe sobre a realidade dessa história inteligência artificial. Teorias afirmam que tudo não passa de uma narrativa transmídia ficcional que mistura vida, mídias sociais, identidade, storytelling e ficção científica.De toda maneira, a carreira da modelo virtual segue a mil.

O sucesso é tanto que, em 2017, Miquela até já se lançou como cantora. Seu canal no YouTube conta 23 mil fãs. Só a faixa "Not Mine", carregada nos efeitos já conhecidos do programa AutoTune, já soma quase 600 mil views.O próximo "passo" dessa estrela em ascensão também ainda é desconhecido. Será a internet o limite?

• Bruna Moura
Leia mais