Lil Miquela: a influenciadora digital de 1,2 milhões de fãs que não existe

Lil Miquela: a influenciadora digital de 1,2 milhões de fãs que não existe

Lil Miquela é a primeira grande celebridade virtual do Instagram, tem 1,2 milhão de fãs e questiona as fronteiras da vida real nas redes sociais

Lil Miquela é uma jovem influenciadora digital. Ela tem 21 anos e divide seu cotidiano badalado de looks modernos, selfies nas melhores festas de Los Angeles e engajamento em causas sociais com mais de 1,2 milhão de seguidores em sua conta no Instagram.

A grande diferença é que Lil Miquela não é de carne e osso: ela é a primeira grande virtual influencer das redes sociais.Miquela nasceu para o mundo em 2016, quando sua conta foi criada no Instagram.

Segundo sua biografia, Miquela Sousa é uma it-girl morena e sardenta, meio brasileira, meio espanhola, que vive na Califórnia e faz trabalhos como modelo.Seus autorretratos descolados foram atraindo cada vez mais gente, até que uma pergunta se tornou inevitável: Lil Miquela é real? O fato é que ela se comporta como uma digital influencer, "vestindo" peças de marcas de luxo, como Prada e Chanel, participando de eventos com outros influenciadores, posando ao lado de celebridades, como o produtor musical Diplo, e aparecendo em grandes publicações do mundo. Vogue, The Guardian e BBC.com foram alguns deles.Mas qual é o mistério por trás do avatar? Ninguém sabe ao certo ainda.

Leia também
Dica para que a meia-calça não deslise e fique perfeita o dia todo

Em abril, Lil Miquela teria sido vítima de um suposto ataque hacker, quando foi pressionada para revelar sua verdadeira identidade. Ela se assumiu como um robô com consciência e sentimentos, criada por uma empresa fictícia do Vale do Silício. Mas pouco se sabe sobre a realidade dessa história inteligência artificial. Teorias afirmam que tudo não passa de uma narrativa transmídia ficcional que mistura vida, mídias sociais, identidade, storytelling e ficção científica.De toda maneira, a carreira da modelo virtual segue a mil.

O sucesso é tanto que, em 2017, Miquela até já se lançou como cantora. Seu canal no YouTube conta 23 mil fãs. Só a faixa "Not Mine", carregada nos efeitos já conhecidos do programa AutoTune, já soma quase 600 mil views.O próximo "passo" dessa estrela em ascensão também ainda é desconhecido. Será a internet o limite?

• Bruna Moura
Leia mais