10 verdades sobre lentes de contato

10 verdades sobre lentes de contato

Opção oftalmológica que, muitas vezes, extrapola a estética, o uso de lentes de contato ainda causa dúvidas em muita gente. Listamos abaixo as dez questões que mais atormentam usuários ou pessoas que cogitam usar lentes de contato e se livrar do incômodo dos óculos de grau.

1.Lentes de contato são usadas em diversos tipos de problemas oculares, não só por estética

Não usar óculos pode ser uma grande vantagem para deixar você mais atraente. Com a evolução da tecnologia, as lentes atuais podem ser usadas para quem precisa corrigir hipermetropia, miopia, vista cansada e astigmatismo. Além disso, para alguns casos, o uso de lentes é recomendado para períodos de pós-operatório de alguns procedimentos cirúrgicos e sanar algumas doenças oculares.

2. Nem todo mundo pode usar lente

Todo mundo que está cansado de usar óculos já se perguntou: será que eu posso usar lentes de contato? Só quem pode oferecer essa resposta é o oftalmologista, que vai analisar caso a caso. Se você fizer parte dos 10% da população que apresenta algum tipo inflamação, dificuldade de lubrificação ocular ou alergia, não vai poder fazer uso delas.

3. Dormir com lente de contato é prejudicial aos olhos

É preciso ter cuidado com os excessos. Dormir usando lente pode causar uma série de consequências, como o risco de infecções por fungos e bactérias - ainda que alguns fabricantes sugiram o uso contínuo delas. Para garantir a saúde dos seus olhos e prolongar a vida útil das lentes de contato, é ideal é retirar, higienizar e armazená-las corretamente antes de dormir.

4. O estojo daslentes de contato deve ser trocado de 3 em 3 meses

Além da higienização diária, é recomendado que o estojo de armazenamento das lentes de contato seja trocado quatro vezes por ano. Isso reduz a possibilidade de infecções.

5. A limpeza das lentes de contato deve ser feita apenas com soluções especiais

Esqueça o mito de que suas lentes podem ser higienizadas com soro fisiológico. A higienização completa e com menor incidência de contaminação é feita apenas com soluções multiuso específicas para isso, capazes de remover impurezas e matar micróbios. O soro apenas hidrata. Seu frasco é altamente suscetível a contaminação. Também não use água para limpar as suas lentes nem o estojo, por favor! Não é porque a água utilizada é potável que ela não pode estar contaminada com amebas, por exemplo. Todo cuidado é pouco!

6. É preciso seguir à risca o prazo de validade

Lentes vencidas são um perigo para os olhos. Elas acumulam proteínas, o que pode levar a lesões e infecções na córnea.

7. Sempre coloque a lente de contato antes de se maquiar

Além de evitar que você borre a maquiagem, colocar as lentes antes de iniciar os trabalhos reduz a quantidade de resíduos nos olhos.

8. Remova a maquiagem somente depois de tirar as lentes

A fricção causada na remoção dos resíduos de maquiagem pode deslocar, danificar e até fazer com que você perca as lentes. Por isso, é indicado retirar as lentes primeiro.

9.Lentes de contato ressecam no ar-condicionado

Sim, é verdade. O uso prolongado de lentes em ambientes com ar-condicionado causam ressecamento nos olhos devido à baixa umidade do ar acarretada pelo aparelho. O ideal é caprichar no uso de colírios e das chamadas lágrimas artificiais para reduzir os danos.

10. O mau uso de lentes de contato pode causar cegueira

Usar as suas lentes de maneira errada, higienizando com água ou fluidos sensíveis à contaminação como o soro fisiológico, pode gerar sérios problemas oftalmológicos e, em casos raros, até mesmo cegueira. Uma causa frequente é a infecção pelo protozoário Acanthamoeba, que se prolifera em ambientes úmidos. Ele é de difícil tratamento e, geralmente, ocasiona a perda da visão.

• Bruna Moura
Leia mais