A misteriosa Planície dos Jarros em Laos intriga arqueólogos

A misteriosa Planície dos Jarros em Laos intriga arqueólogos

A Planície dos Jarros é um dos lugares mais misteriosos de Laos. Imensos jarros de pedra estão espalhados por todo o local, mas ninguém sabe ainda o significado e a origem deles.

Localizada na província de Xieng Khouang em Laos, a planície dos jarros é composta por imponentes jarros antigos dispostos em uma superfície de aproximadamente 1.000 km2. Um verdadeiro mistério sobre o qual os arqueólogos continuam a se debruçar.

Leia também
Qual a particularidade deste bebê para que sua mãe tenha medo de amamentá-lo?

O primeiro estudo arqueológico do local foi feito em 1930 por Madeleine Colani. Transformada em um sítio arqueológico de importância do sudeste da Ásia, a região conta com 90 locais diferentes, sendo que o principal abriga 250 jarros. Com 1 a 3 metros de altura, os jarros podem pesar até seis toneladas e são dispostos em grupos, sem alinhamento visível. Eles teriam sido talhados em blocos de granito ou em carreiras antes de serem colocados no topo das colinas. Acredita-se que eles datam de um período entre 5.000 A.C. a 800 D.C.

Pesquisas em andamento

Ainda que o significado e a origem não tenham sido inteiramente elucidados, um projeto arqueológico está em andamento. Para os responsáveis pelo projeto, que encontraram recentemente ossadas humanas, pequenas urnas de cerâmica e objetos em bronze nas proximidades, diversas teorias estão sendo investigadas: urnas funerárias, armazenamento de alimentos ou de água, tanques de fermentação para a produção de álcool. Os trâmites para incluir o local na lista do patrimônio mundial da UNESCO estão em andamento.

• Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações