Com fotos de aventura, perfil critica mesmice no Instagram

Com fotos de aventura, perfil critica mesmice no Instagram

Perfil do Instagram polemiza ao mostrar que fotos de aventura publicadas por influenciadores ditos autênticos são, muitas vezes, bem parecidas na rede social.

Sabe a sensação de que você já viu antes "aquela" foto "daquele" influenciador aventureiro "naquela" paisagem incrível? Em um mundo de disputas por hashtags e likes, é isso que o perfil do Instagram @Insta_Repeat quer mostrar.

Criado por uma fotógrafa anônima, o projeto compila fotos de aventura que são praticamente idênticas, publicadas na rede social pelos maiores influenciadores do mundo.A artista de 27 anos, que vive no Alasca e prefere manter sua identidade em segredo, já tem 200 mil seguidores e se inspirou na mesmice das fotos de aventura que povoam a rede. "Um dos propósitos é criticar a ideia de originalidade na criação midiática, pelas lentes (com trocadilho!) desse tipo de conta de fotografia do Instagram", explicou ela ao site Photoshelter.Já que nada se cria e tudo se copia, o Insta_Repeat possui um amplo mosaico de temas de fotos de natureza que todo mundo faz: pessoas na entrada de cavernas, com os pés sobre um precipício, no topo de uma pedra que parece que vai desabar a qualquer momento, fogueiras...

Leia também
Miss Itália 2007 mostra seu novo rosto depois de ter sido atacada com ácido pelo namorado

Esse não é um privilégio só de amadores, porém. Fotógrafos de aventura influentes também podem cometer o deslize na busca por likes. É o caso do alemão Hannes Becker, que tem 1,3 milhão de seguidores e acabou taggeado no perfil.A grande ironia da iniciativa reside no fato de que muitos dos igers que figuram nas publicações do @Insta_Repeat pregam um estilo de vida autêntico e criativo em meio à natureza selvagem, mas, no fim das contas, pouco diferem entre si.

E, apesar de ferir alguns egos, a criadora do projeto diz não se preocupar nem um pouco com críticas. "É encorajador quando alguém consegue rir de si mesmo. Isso me lembra que não precisamos levar nosso trabalho tão a sério. Cada vez que alguém briga nos comentários da publicação, ganho mais seguidores. Que venham!".A compilação de imagens pode ser vista em www.instagram.com/Insta_Repeat.

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações