Comer 2 hambúrgueres em vez de 1 pode ser melhor para sua saúde!

Comer 2 hambúrgueres em vez de 1 pode ser melhor para sua saúde!

Quando você estiver em um fast-food, é preferível pedir um segundo hambúrguer do que acrescentar batata frita ao pedido. A gente logo imagina que pedir dois pratos iguais não é uma boa escolha do ponto de vista nutricional. Mas, existe um elemento importante a se considerar quando for analisar o cardápio: o equilíbrio nutricional dado pelos alimentos.

A nutricionista Emily Field incentiva seus clientes a se concentrar em três coisas: gorduras, carboidratos e proteínas. A proteína alimenta os músculos, os carboidratos nos dão energia e as gorduras nos ajudam a absorver vitaminas e minerais. Se você tem o suficiente desses nutrientes, pode ajudar a reduzir os desejos e controlar melhor o que você come.

Um estudo recente publicado na revista Nutritional Metabolism sugere que este equilíbrio é importante por causa do papel desempenhado pelos macronutrientes na regulação do nosso nível de açúcar no sangue. Eles também desempenham um papel fundamental na maneira como a energia é redistribuída no corpo após uma refeição. 

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Gorduras e proteínas retardam a quebra de carboidratos em açúcar, agindo como uma espécie de tampão contra os buracos e os picos de insulina. Para evitar as flutuações que podem aparecer em um dia, como um pico de fadiga, Emily Field incentiva seus clientes a fazer a pergunta: "Como vou me sentir duas horas depois de comer esta refeição?"

Se aplicarmos essa lógica a uma opção de menu em um fast food, percebemos que é melhor pedir um segundo hambúrguer do que batatas fritas. Sem queijo ou molho, um hamburguer representa entre 300 e 400 calorias. O pão é rico em carboidratos, a carne é proteína e gordura. Uma porção de batata frita é rica em gorduras e carboidratos. O equilíbrio está entre a porção de batatas fritas e o segundo hambúrguer, que não hesitaremos mais em pedir. 

• Pedro Souza
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