Um mês de gravidez: sintomas, ultrassom e precauções

Um mês de gravidez: sintomas, ultrassom e precauções

Você acabou de descobrir que está grávida? O OhMyMag conta tudo o que você precisa saber sobre o primeiro mês de gravidez e dá dicas para que tudo corra bem.

Sintomas do primeiro mês de gravidez

Os primeiros sinais de gravidez podem ser muito diferentes entre as mulheres grávidas. Enquanto algumas vivenciam muito rapidamente grandes mudanças físicas, como o aumento no volume nos seios, outras só descobrirão a gravidez com o atraso na menstruação.

Embora seja o maior sintoma de uma gravidez, a ausência da menstruação não é uma prova absoluta. Por isso é necessário obter a confirmação, realizando um teste de urina ou um exame de sangue.

Outros sintomas geralmente sentidos pelas gestantes durante o primeiro mês de gestação são fadiga, náuseas e/ou vômitos, alterações no olfato, gosto metálico na boca...

Ultrassonografia do primeiro mês de gravidez

Quando a gravidez é confirmada por um teste, as mulheres grávidas consultam um ginecologista, o único profissional autorizado a verificar a existência e a viabilidade do óvulo.

Para isso, o especialista realizará uma ultrassonografia endovaginal para detectar a presença embrionária, posicionamento e boa implantação na cavidade uterina.

Este não é um dos três ultrassons obrigatórios para o monitoramento da gravidez, mas sim um exame para reconhecer a consistência da gravidez. Nesta fase, o embrião mede apenas cerca de 4 milímetros e não pesa mais do que 1 grama.

Precauções a serem tomadas durante o primeiro mês de gravidez

Ao descobrir sobre sua gravidez, a futura mãe terá que mudar um pouco seu estilo de vida. Primeiro, você deve parar imediatamente de ingerir álcool de fumar. Para as mulheres que fumam demais, pode ser interessante procurar um médico especializado no assunto para iniciar um programa para parar o tabagismo nas melhores condições possíveis.

Por outro lado, é necessário prestar especial atenção à dieta. É inútil comer por dois, recomenda-se, no entanto, comer duas vezes melhor! Quanto ao aspecto físico, é aconselhável evitar esforços intensos ou a prática de esportes de risco, como equitação, rúgbi ou esportes de combate.

Leia também
Ultra-sonografia revela o que acontece quando se fuma durante a gravidez

Isso não significa que você tenha que parar todos os exercícios físicos. É importante manter uma atividade durante a gravidez.

Bruna Moura
Sem Internet
Verifique suas configurações