Toxoplasmose durante a gravidez: sintomas, tratamento e alimentos proibidos
Toxoplasmose durante a gravidez: sintomas, tratamento e alimentos proibidos

Toxoplasmose durante a gravidez: sintomas, tratamento e alimentos proibidos

Você acabou de descobrir que não está imune à toxoplasmose e está grávida? O OhMyMag responde às suas perguntas.

Sintomas da toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um parasita ativo ou inativo em animais silvestres ou domésticos. É uma infecção benigna e muitas vezes assintomática.

Na maioria das vezes, a pessoa pode se sentir cansada, ter dores de cabeça, no corpo e um pouco de febre. Raramente é possível notar a erupção de pequenas espinhas por todo o corpo. Você só contrai a toxoplasmose uma vez e pode ficar imune sem jamais ter tido nenhum sintoma.

Em mulheres grávidas, a toxoplasmose é perigosa porque é transmitida muito rapidamente ao feto. Pode levar a abortos ou malformações do bebê. Se você não for imune durante a gravidez, será monitorada de perto e algumas recomendações são feitas.

Tratamento da toxoplasmose

Se você contrair toxoplasmose durante a gravidez, o médico lhe encaminhará para a seção de doenças infecciosas do hospital. Lá todos os testes para confirmar a doença e verificar se ela foi transmitida ao seu bebê poderão ser feitos.

Se apenas você está contaminada,  um antibiótico (espiramicina) será prescrito. Seu filho será monitorado por ultrassom para detectar quaisquer anomalias. Se o feto estiver contaminado pela toxoplasmose, chamada "toxoplasmose congênita", vocês serão tratados com uma combinação de antibióticos, pirimetamina e sulfadiazina. Este tratamento pode levar a deficiências de ácido fólico e uma complementação alimentar será indicada.

Alimentos proibidos durante a gravidez

Para evitar a contaminação por toxoplasmose, alguns alimentos são proibidos. Queijos de leite cru são um perigo e devem ser evitados. As frutas e legumes crus que você comer devem ser lavados cuidadosamente, se possível com vinagre para matar as bactérias.

Em geral, cozinhe bem a comida, especialmente a carne. Evite requentar os alimentos e verifique bem as datas de validade.

Se você tiver um gato, por mais fofo que seja, evite arranhões e não limpe sua caixa de areia durante a gravidez! Você poderá aproveitar a companhia do seu bichano após o nascimento do bebê!

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações