Teste de gravidez: quando e como fazer um teste?
Teste de gravidez: quando e como fazer um teste?

Teste de gravidez: quando e como fazer um teste?

Você está com a menstruação atrasada e acha que está grávida? O OhMyMag guia você pelo universo dos testes de gravidez.

Quando fazer um teste de gravidez

Para entender um teste de gravidez, você precisa saber como ele funciona. Após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, ele leva cerca de oito dias para entrar no útero.

Quando o óvulo fecundado é fixado, seu corpo exala um hormônio, o hormônio gonadotrofina coriônica ou "HCG/Beta HCG". É esse hormônio que será detectado pelo teste de gravidez. Quanto ao melhor momento para se fazer um teste de gravidez, dependerá do caso em que você se encaixa.

Primeiro caso: você tem um ciclo menstrual regular. Nesta situação, estima-se que o teste de urina de gravidez é confiável após cinco dias de atraso da menstruação. Pode-se supor que o exame de sangue é mais sensível e, portanto, pode ser realizado mais cedo, mas há o risco de falso negativo. Há também testes urinários "iniciais" que podem ser feitos seis dias antes do período menstrual presumido, mas atenção também aos resultados falsos. Seja paciente!

Segundo caso: seu ciclo menstrual é totalmente desregulado. Tente se lembrar quanto tempo durou o último ciclo e faça o teste cinco dias após o final do ciclo estimado. Se você não conseguir calcular, pode fazer um teste de sangue catorze dias após o sexo desprotegido ou um teste de urina vinte e um dias depois.

Como fazer um teste de gravidez

O teste de urina é muito fácil de obter e fazer em casa. Você pode comprá-lo em farmácias ou supermercados. É necessário apenas deixar a ponta do palito sob o jato de urina de acordo com o tempo indicado nas instruções de uso. Cerca de três minutos depois, o resultado é visível.

Os exames de urina são bastante confiáveis, desde que você siga as instruções de uso. A melhor hora para fazer um teste de urina é ao acordar, porque a urina é bem concentrada nesse momento e o hormônio será menos diluído.

Você também pode fazer um exame de sangue que será prescrito pelo seu médico. Basta ir a um laboratório para colher o sangue e você terá o resultado rapidamente.

Últimas recomendações

Qualquer teste de urina para gravidez deve ser confirmado por um exame de sangue e um ultra-som. Em caso de dúvida, informe-se com seu médico.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações