Ocitocina durante o parto: qual o seu papel?
Ocitocina durante o parto: qual o seu papel?

Ocitocina durante o parto: qual o seu papel?

A data do seu parto está chegando e você ouviu falar em ocitocina e nem ousou perguntar do que se tratava? O OhMyMag está aqui para responder...

O que é ocitocina?

A ocitocina, ou oxitocina, é um hormônio polipeptídico, ou seja, consiste em uma cadeia de vários aminoácidos. Este hormônio é produzido pela parte posterior da hipófise pituitária localizada na base do cérebro. Os receptores desse hormônio são encontrados nos músculos lisos da parede uterina e nas glândulas mamárias.

A ocitocina é chamada de "hormônio do prazer" porque desempenha um papel no alívio da ansiedade e participa do mecanismo do orgasmo. Também nos faria sentir empáticos, permitindo-nos agir adequadamente em nosso meio social. Sua principal ação, no entanto, continua relacionada ao parto.

Papel da ocitocina durante o parto

Algumas mulheres, no final da gravidez, defendem a relação sexual para provocar o parto. Na verdade, o esperma contém uma pequena quantidade de ocitocina e se esse hormônio desempenha um papel no orgasmo, por que não combinar o útil ao agradável e acelerar um pouco o tempo do parto?

Não é cientificamente provado que este método funciona, a sexualidade durante a gravidez é muitas vezes negligenciada. Faça amor o quanto quiser, isso só vai fazer bem a você!

Cientificamente falando, isso é o que acontece durante o parto: no momento da dilatação cervical, a produção de ocitocina é ativada. O hormônio, capturado pelos músculos da parede uterina, permite que o útero se contraia para expelir o bebê.

Em alguns casos, quando o parto é difícil e a dilatação cervical demora muito, o obstetra pode decidir dar à mãe uma injeção de ocitocina para aumentar as contrações. Acontece o mesmo após o parto se a expulsão da placenta demora demais. Isso diminuiria até mesmo o risco de hemorragia no momento do parto.

A administração rotineira de ocitocina durante o parto atualmente é criticada por alguns profissionais de saúde por causa do risco de hemorragia que essa prática pode causar.

Papel da ocitocina na amamentação

A ocitocina não é só essencial durante o parto, ela também tem um papel vital na amamentação. De fato, quando as glândulas mamárias são estimuladas pela alimentação, um sinal é enviado para a glândula pituitária e a ocitocina desencadeia a produção de prolactina, o que causa o aumento do leite. Esse fenômeno pode ser um pouco doloroso porque é semelhante a contrações.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações