Negação da gravidez: como se dar conta?
Negação da gravidez: como se dar conta?

Negação da gravidez: como se dar conta?

Em uma visita de rotina ao médico você descobre que está grávida sem que tenha percebido? O OhMyMag explica a negação da gravidez ...

Causas da negação da gravidez

A negação da gravidez afeta cerca de 3 a cada 1.000 mulheres, embora essa patologia psiquiátrica seja rara, é muito real! As mulheres não têm absolutamente nenhuma ideia da gravidez e não apresentam sintomas. Até mesmo as pessoas à sua volta não suspeitam de nada!

As causas da negação da gravidez são psicológicas. A mulher, inconscientemente, não consegue aceitar sua condição e, portanto, se recusa a admitir que está grávida. Ela continua menstruada, não engorda e continua sua vida sem consciência de nada.

Fala-se de negação da gravidez quando isso persiste além do segundo trimestre. De fato, durante o primeiro trimestre, uma mulher pode não ter sintomas da gravidez e, simplesmente, não percebê-la.

Desenvolvimento do feto no caso de negação da gravidez

Costuma-se dizer que, em uma negação da gravidez, o bebê é discreto. Na verdade, ao invés de se desenvolver arredondando a barriga da mãe, o feto crescerá latitudinalmente sem ser notado. O cérebro, que bloqueia a ideia de gravidez, fortalecerá os músculos abdominais, impedindo que o útero se alargue. Apesar dessa peculiaridade, o feto se desenvolve normalmente e nenhum atraso de crescimento é constatado.

Negação da gravidez: o que fazer?

Dois casos de negação da gravidez existem, a negação parcial e a negação total. No primeiro caso, o mais frequente, a gravidez é descoberta por acaso, durante um exame de rotina. Se a gravidez é descoberta antes do fim e é psicologicamente aceita pela mãe, falamos de negação parcial. O mais importante é acompanhar a futura mãe livrá-la do sentimento de culpa.

A mulher poderá focar demais na gravidez para compensar o tempo perdido, ou se afastará totalmente dela. Em ambos os casos, as mulheres devem ser apoiadas em sua jornada.

Mulher cria bonecas tão realistas que quase acaba na prisão
Leia também
Mulher cria bonecas tão realistas que quase acaba na prisão

Mais raramente, percebe-se a presença de um bebê apenas no momento do parto. Uma mulher é internada na sala de emergência por dor abdominal, mas é o trabalho de parto que está começando. Isso é chamado de negação total. Mais uma vez, devemos acompanhar a mãe e a criança, porque é um choque emocional brutal e uma mudança radical de vida.

A amamentação pode ser uma boa maneira de conectar essas duas pessoas que se encontraram e precisam se conhecer.

É preciso se lembrar do pai: de fato, muitos psiquiatras acreditam que é o casal, como entidade, que nega a gravidez, não só a mãe. Portanto, é importante dedicar tempo ao novo pai que também deve se acostumar com essa nova configuração.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação
Sem Internet
Verifique suas configurações