Morte súbita do lactente: definição, prevenção e estatísticas

Morte súbita do lactente: definição, prevenção e estatísticas

A morte súbita do lactente ainda existe, mas tornou-se menos frequente do que no passado graças a campanhas de prevenção. O OhMyMag faz um balanço do que se sabe até agora sobre esse problema e traz todas as dicas úteis para evitá-lo.

Definição de Morte Súbita do lactente

A Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) ocorre quando um bebê com menos de 2 anos de idade, aparentemente saudável, morre repentinamente enquanto dorme. Após a morte da criança, a equipe médica procura uma causa lógica na morte (por exemplo: doença cardíaca congênita, infecção) através de um estudo de seu prontuário, um exame de seu ambiente e vários exames médicos, incluindo uma autópsia (com a autorização dos pais).

O "diagnóstico" da SMSL só é feito quando a causa da morte permanece inexplicada. É também referido como "Morte inesperada do Lactente".

Prevenção da morte súbita do lactente

Mesmo que a morte súbita do lactente permaneça, por definição, uma causa desconhecida, pesquisas têm descoberto vários fatores de risco que podem ser facilmente evitados. Há especialmente um risco aumentado de SMSL se o bebê estiver deitado de bruços, se ele dividir a cama com um adulto, se o quarto estiver muito aquecido...

Para evitar o risco de SMSL ao máximo, os médicos recomendam que você sempre coloque seu bebê de costas (quando ele puder se virar sozinho, geralmente por volta dos 6 meses, você pode deixá-lo tomar a posição que quiser durante o sono) de preferência em um berço perto da sua cama.

O berço não deve conter quaisquer objetos moles: colocar um colchão firme, sem colcha, travesseiro, cobertor ... Seu quarto não deve ser muito aquecido: recomenda-se uma temperatura de 18°C a 19°C. Essa temperatura pode parecer "fria", especialmente porque que o bebê não pode dormir com um cobertor até cerca de 2 anos de idade, mas ele vai ficar bem com um saco de dormir.

Finalmente, não fume perto do bebê ou no seu quarto e evite dormir na mesma cama que ele. Além disso, é muito melhor deixá-lo dormir em uma cama do que no sofá ou em uma poltrona...

Morte súbita do lactente: estatísticas

Os casos de morte súbita do lactente tornaram-se muito mais raros graças às campanhas de prevenção. Para fins informativos, o Instituto de Vigilância em Saúde Pública teve 247 SMSLs em 2005, um decréscimo de cerca de 75% desde 1992.

A SMSL afeta principalmente bebês menores de 6 meses (90% dos casos), principalmente aqueles com idade entre 1 e 4 meses. É mais comum no inverno. Ela atinge mais meninos e bebês prematuros do que meninas. Após 18 meses, os casos de SMSL são excepcionais.

• Bruna Moura