Gravidez psicológica: sintomas. O que fazer no caso de um teste positivo?
Gravidez psicológica: sintomas. O que fazer no caso de um teste positivo?

Gravidez psicológica: sintomas. O que fazer no caso de um teste positivo?

Sua barriga arredonda e você teme uma gravidez psicológica? O OhMyMag conta tudo sobre esse estranho fenômeno...

Sintomas da gravidez psicológica

Os sintomas da gravidez psicológica não são diferentes dos sintomas de uma gravidez normal. A paciente pode ter náuseas, seios inchados, ganho de peso, ausência de menstruação... Apenas um teste de gravidez e um ultrassom podem definir se a gravidez é real ou fantasiosa.

Causas da gravidez psicológica

Quando se fala em gravidez psicológica, existem dois tipos principais de causas a serem explorados. A primeira causa é fisiológica. Em alguns casos, é possível apresentar sintomas de gravidez quando se tem um tumor ovariano.

Nesse caso, a ausência da menstruação deve-se a distúrbios hormonais relacionados ao tumor. Seu volume também pode fazer com que o abdômen da paciente inche e ela pareça estar grávida. Neste caso, trata-se de uma emergência médica e o tratamento será estabelecido por uma equipe especializada em oncologia.

A outra causa da gravidez psicológica é emocional. Afeta todos os tipos de mulheres, em qualquer idade. As mulheres mais afetadas são aquelas que desejam engravidar e que se convencem que estão grávidas. Mas aquelas que temem uma gravidez, mais do que qualquer outra coisa, também não estão imunes. É importante entender de onde vem essa necessidade em engravidar ou o medo irracional da maternidade.

Às vezes, um teste de gravidez negativo e um ultrassom comprovando a ausência do feto são suficientes para fazer com que os sintomas da gravidez desapareçam. Em outros casos, se a mulher continuar acreditando que está grávida, um longo acompanhamento psicológico deve ser considerado. Um tratamento psicotrópico pode ser prescrito por um psiquiatra.

É importante não estigmatizar as mulheres que têm uma gravidez psicológica. É sinal de uma doença psicológica e seu sofrimento deve ser levado a sério.

Teste de gravidez positivo: o que fazer?

Você achava que os sintomas da gravidez eram fruto da sua imaginação, mas o teste deu positivo? Procure um médico para iniciar um acompanhamento da gravidez.

Fale sobre suas dificuldades em aceitar a maternidade: você não é a única e ninguém vai julgá-la, toda mulher tem dúvidas sobre seu desejo ou sua capacidade de ser mãe durante a vida!

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações