Gravidez mês a mês: conhecendo totalmente todas as etapas
Gravidez mês a mês: conhecendo totalmente todas as etapas

Gravidez mês a mês: conhecendo totalmente todas as etapas

Quer conhecer as principais etapas da gravidez mês a mês? O OhMyMag traz todas as informações que você precisa.

 

Gravidez mês a mês: as grandes etapas do primeiro trimestre

Mês a mês durante a gravidez, seu corpo se transforma. Sua saúde e o desenvolvimento de seu futuro bebê são monitorados regularmente.

O primeiro trimestre é marcado principalmente pelo primeiro exame pré-natal obrigatório, que deve ser feito antes de 15 semana de amenorreia, SA, (número de semanas transcorridas desde o primeiro dia do seu último período menstrual) para confirmar sua gravidez. Ele também permite que você obtenha o seu relatório de gravidez, que deve ser obtido antes do final do primeiro trimestre.

O ultrassom de datação é feito no 3º mês (cerca de 11/13 SA). O comum é não ganhar muito peso durante o primeiro trimestre. Por outro lado, pequenas dores da gravidez, como náuseas e seios enrijecidos, aparecem frequentemente a partir do primeiro mês.

Gravidez mês a mês: as grandes etapas do segundo trimestre

O ganho de peso acelera no segundo trimestre, mas a náusea tende a desaparecer. No 4º mês, você normalmente fará sua segunda consulta pré-natal: um teste de trissomia 21 pode ser pedido. A partir deste mês, você pode sentir contrações pontuais e não dolorosas: nada que atrapalhe, provavelmente são os movimentos do bebê que os desencadeiam.

O 5º mês é especialmente marcado pela 3ª visita pré-natal. A data da ultrassonografia morfológica (21/23 SA) também será fixada. Você já terá a chance de conhecer o sexo do bebê, se assim desejar, embora ainda seja necessário que ele esteja bem posicionado...

O 6º mês inclui principalmente a 4ª consulta pré-natal e um teste para hepatite B.

Gravidez mês a mês: as grandes etapas do terceiro trimestre

É durante o terceiro trimestre da gravidez que o ganho de peso é maior. No 7º mês de gestação, você fará sua 5ª consulta pré-natal: isso garante, entre outras coisas, que você se sinta bem com os movimentos do bebê.

É geralmente no 8º mês de gravidez que a licença-maternidade começa. Durante este mês, você também fará sua 6ª visita pré-natal: o médico prescreverá os exames biológicos a serem feitos antes da consulta de anestesia e fixará a data da 3ª ultrassonografia obrigatória (31/33 SA). É melhor fazer uma consulta de anestesia no 8º mês para evitar ser "pega de surpresa" se o bebê chegar um pouco antes do esperado...

Finalmente, no 9º mês, uma última visita pré-natal é prevista principalmente para controlar a posição do feto e verificar a dilatação do colo do útero

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações