Gravidez ectópica: níveis de HCG, sintomas, tratamento. Tudo o que você precisa saber!

Gravidez ectópica: níveis de HCG, sintomas, tratamento. Tudo o que você precisa saber!

Você acabou de descobrir que está grávida e tem medo de uma gravidez ectópica? O OhMyMag orienta e aconselha você ...

Níveis de HCG em uma gravidez ectópica

Os HCG, também conhecidos como beta-HCG, são o que chamamos de “hormônios da gravidez”. No caso de uma gestação normal, os HCGs dobram a cada 48 horas a partir do aninhamento, ou seja, a partir do momento do implante do óvulo, cerca de oito dias após o atraso da menstruação.

No caso de uma gravidez ectópica, a taxa de HCG fica estagnada: é um dos sintomas mais significativos da gravidez ectópica.

Sintomas de uma gravidez ectópica

Como mencionado acima, a estagnação do nível do hormônio da gravidez é um dos primeiros sinais de gravidez ectópica. As pacientes também observam dor pélvica e sangramento em maior ou menor quantidade.

Atenção: uma gravidez ectópica é uma emergência ginecológica! De fato, o sangramento que pode ser observado são os primeiros sinais de uma hemorragia interna. Conte sempre ao seu médico sobre a sua gravidez, mesmo que seja muito precoce.

Somente um exame ginecológico e um ultrassom podem determinar o desenvolvimento embrionário e a localização do implante. Esses elementos são cruciais para definir o tratamento a seguir.

Tratamento de gravidez ectópica

A gravidez ectópica é uma emergência médica que requer hospitalização. Não pode ser concluída. O desenvolvimento do embrião fora do útero coloca a vida da mãe em perigo. Dois tratamentos podem ser propostos, dependendo da localização e desenvolvimento do embrião.

Leia também
Ultra-sonografia revela o que acontece quando se fuma durante a gravidez

O primeiro tratamento é injetar metotrexato, um antimetabólito, intramuscular, para interromper o desenvolvimento embrionário. O nível de HCG deve diminuir e desaparecer completamente durante os exames de sangue. Se este tratamento não for suficiente ou não puder ser usado, a única maneira de tratar a gravidez ectópica é a cirúrgica. O embrião será sugado e eliminado.

Às vezes a remoção de um ovário ou de uma trompa é necessária. Mesmo assim, não perca a esperança! Estima-se que 60% das mulheres que têm uma gravidez ectópica engravidam dentro de dois anos! Fala com o seu ginecologista que poderá te aconselhar e tratar.

Bruna Moura
Sem Internet
Verifique suas configurações