Ganho de peso e gravidez: quantos quilos aconselha-se ganhar em média?
Ganho de peso e gravidez: quantos quilos aconselha-se ganhar em média?

Ganho de peso e gravidez: quantos quilos aconselha-se ganhar em média?

Ao longo do ano, você presta atenção à sua forma e tem medo dos quilos que você pode ganhar durante a gravidez? O OhMyMag te aconselha para um ganho de peso com saúde...

Quantos quilos se ganha em média durante a gravidez?

O ganho de peso durante a gravidez depende da fisionomia inicial da mãe. Em geral, os médicos recomendam ganhar um quilo por mês, portanto entre nove e treze quilos.

Uma mulher que já esteja acima do peso antes da gravidez terá que ser mais vigilante com a sua dieta, porque um ganho significativo de peso aumenta os riscos de complicações para a mãe e para a criança. Uma mulher com uma silhueta mais frágil terá que se alimentar de forma adequada e suficiente para o bom desenvolvimento do feto.

Qual dieta adotar para ganhar peso de forma saudável durante a gravidez?

Não há como fazer uma dieta de baixa caloria durante a gravidez! Seu bebê, assim como você, precisa de uma dieta balanceada e nutrição suficiente para se desenvolver adequadamente.

Seus hábitos alimentares não devem mudar drasticamente porque você está grávida. Coma porções normais, com alimentos ricos em amido, proteínas e fibras. Evite doces e refrigerantes, o que pode levar a diabetes gestacional. Lave bem as frutas e legumes, não coma laticínios não pasteurizados para evitar bactérias.

Mulheres que praticam esportes podem continuar suas atividades, desde que com períodos de descanso e sem praticar esportes perigosos para o feto ou para si mesmas. Na verdade, é uma questão de bom senso: você está grávida, com boa saúde, então viva e coma... de forma equilibrada!

Como perder peso após a gravidez?

Mais uma vez, nenhum milagre ... Não somos iguais em relação ao ganho de peso e nem à perda de peso... Saiba que entre o líquido amniótico e o bebê, você deve perder cerca de cinco quilos, logo após o parto.

As sortudas perderão o peso da gravidez dentro de dois meses após o nascimento do filho. Mantenha uma alimentação saudável e se hidrate bastante, especialmente se estiver amamentando. Somente seu médico pode permitir que você retome a atividade física, dependendo do seu tipo de parto e de sua capacidade de recuperação.

Tome seu tempo! Quanto mais a sua perda de peso for gradual, mais saudável será! Seja indulgente consigo mesma: você acaba de realizar o maior milagre do mundo, seu corpo precisa descansar.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações