Como dar banho em um bebê?
Como dar banho em um bebê?

Como dar banho em um bebê?

Você acabou de dar à luz e está com medo de dar banho no bebê? O OhMyMag traz algumas dicas para você passar com tranquilidade por essa etapa.

Prepare-se bem

A hora do banho está se aproximando. Pouco importa se você prefere banhar seu bebê pela manhã ou à noite, você precisará se preparar cedo para preaquecer o banheiro até que atinja uma temperatura ambiente de cerca de 22ºC ou 23°C antes de despi-lo.

Para evitar ficar sobrecarregado, todos os pais irão dizer-lhe que a palavra chave nesta matéria é a organização! Porque quando o bebê estiver em suas mãos, você não poderá correr para procurar o que falta em seu quarto. De fato, enquanto está no banho, seu filho vai exigir toda a sua atenção para evitar acidentes.

Então, antes de mergulhar o seu pequeno na água a 37°C, lembre-se de ter à mão tudo que você precisa para secar e cuidar do recém-nascido: toalhas, hidratante, soro, cortador de unhas, cotonetes, fraudas e roupas limpas...

Equipe-se bem

Além da pressão sobre os ombros dos novos pais durante os primeiros banhos, as costas reclamam também! Além da tensão pela concentração, seus músculos das costas ficarão ainda mais sujeitos a duras provações e, sem dúvida, serão maltratados por longos minutos.

No entanto, ao invés de se agacharem na banheira, alguns pais encontraram a solução equipando-se de uma banheira com pés dobráveis. Este acessório tem a vantagem de colocar o bebê na altura do adulto, ou seja, você não precisa se curvar para dar banho no seu filho.

Evidentemente, este tipo de banheira é volumosa, mas é um inconveniente que durará apenas alguns meses.

Lave-o bem

Mesmo que as enfermeiras guiem os novos pais durante os primeiros banhos oferecidos na maternidade, as coisas podem parecer menos fáceis quando voltamos para casa. Por um lado porque estamos sozinhos, por outro lado porque os pontos de referência não são iguais.

Mas qualquer que seja o equipamento usado, a primeira coisa a se fazer é segurar a cabeça do bebê firmemente fora da água. Geralmente, é aconselhável lavá-lo de cima para baixo, ou seja, do couro cabeludo até os pés, terminando com os genitais, supostamente mais sujos.

Para diminuir o risco de alergias na pele nova, os especialistas recomendam optar por sabonetes neutros vendidos nas farmácias. Mas sabão de Marselha ou sabão surgras são muito bons também. Quando o banho estiver terminado, enrole o bebê em uma toalha e tome cuidado para secar bem suas dobras (cotovelos, coxas, joelhos, nádegas...).

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações