Catapora infantil: sintomas, duração e tratamento
Catapora infantil: sintomas, duração e tratamento

Catapora infantil: sintomas, duração e tratamento

Espinhas suspeitas fazem você achar que seu bebê está com catapora? O OhMyMag responde todas as suas perguntas sobre esta doença infantil.

Definição da catapora

A catapora infantil é causada pelo vírus herpes zoster. A catapora é uma das doenças mais comuns da infância. Isso acontece porque é muito contagiosa: o vírus é transmitido muito rapidamente pelo ar, quando liberado na atmosfera através de um espirro, por exemplo. Resultado: muitas vezes é suficiente apenas um bebê estar com a doença para que toda a creche seja contaminada...

Porém, existem boas notícias: a catapora infantil geralmente é benigna e imuniza contra o vírus por toda a sua vida. Na prática, quase 90% das crianças a contraem, na maioria das vezes entre 1 e 8 anos de idade.

Nota: É extremamente raro contrair catapora durante a gravidez (9 em cada 10 mulheres já são imunes quando engravidam), mas pode ter efeitos graves sobre o feto (por exemplo malformações). Em caso de dúvida, consulte seu médico.

Sintomas da catapora infantil

A catapora ocorre cerca de 15 dias após a infecção. Em geral, o bebê tem febre e parece cansado. Uma coriza também pode ser observada. Mas o sintoma mais característico da catapora é a uma erupção cutânea mais ou menos extensa...

Tudo começa com bolinhas vermelhas, em geral nas costas, barriga ou rosto. A erupção pode se espalhar rapidamente para todo o corpo. Com o passar dos dias, as espinhas se enchem de um líquido e acabam formando crostas. Geralmente, as espinhas de catapora coçam muito.

Tratamento da catapora

É aconselhável consultar um pediatra, mesmo que apenas para se certificar de que seu bebê está com catapora e não com outra doença. Além disso, mesmo que a catapora infantil geralmente seja benigna, ela apresenta um risco de complicações em bebês com menos de 6 meses.

Consulte um médico rapidamente como precaução: o bebê pode receber um tratamento preventivo. Além deste caso em particular, enquanto a catapora está se curando, geralmente basta aliviar os sintomas do bebê com paracetamol para febre. Também é necessário garantir que o bebê beba bastante líquido e evitar que ele se coce (risco de pequenas cicatrizes ou super-infecção bacteriana, tratável com antibióticos, se necessário).

Os anti-histamínicos às vezes são prescritos para aliviar a coceira. Você também pode dar banho no bebê 2 vezes ao dia com água morna para aliviá-lo. E colocar luvas nele... Finalmente, mantenha o bebê em casa: ele continua contagioso durante dez dias, enquanto estiver com bolinhas.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações