Bebês de 9 meses: alimentação, altura, peso e sono. O que você precisa saber?
Bebês de 9 meses: alimentação, altura, peso e sono. O que você precisa saber?

Bebês de 9 meses: alimentação, altura, peso e sono. O que você precisa saber?

Um bebê de 9 meses continua a crescer e a descobrir novos alimentos. O OhMyMag explica o essencial sobre esse assunto.

Peso de um bebê de 9 meses

O peso médio de um bebê de 9 meses é de 8,7 kg. Na prática, a "faixa de peso normal" para um menino de 9 meses varia entre 7,5 kg e 11,5 kg. O peso das meninas vai de 7 kg a 11 kg na mesma idade.

Quanto ao tamanho médio do bebê, é de 71 cm. Durante este mês, o bebê ainda vai crescer e ganhar peso. O ganho de peso é muito importante aos 9 meses: geralmente pouco mais de 500 g.

Alimentação de um bebê de 9 meses

Aos 9 meses, o bebê ainda não come como uma criança grande, mas sua dieta já é bastante diversificada: mesmo que ainda precise de pelo menos 500 ml de leite por dia (fórmula infantil ou leite materno), ele também come legumes e frutas cozidas, um pouco de carne e peixe (não mais de 20 g de proteína animal por dia), legumes (por exemplo, lentilhas e feijão), iogurtes, etc.

Aos 8 ou 9 meses, sua dentição também permite que ele coma mais alimentos "duros", como frutas cruas maduras, por exemplo. Você também pode introduzir novos sabores para seu bebê de 9 meses adicionando um pouco de alho ou ervas (por exemplo, cebolinha) aos seus pratos.

Como regra geral, a dieta do bebê é dividida em 4 partes durante o dia (2 mamadeiras + 2 refeições): uma mamadeira no café da manhã, um almoço feito principalmente de vegetais (também com um pouco de proteína animal e uma sobremesa como uma fruta ou laticínios), um lanche (laticínios ou frutas) e uma mamadeira no jantar (leite, ou uma mistura de leite e sopa de legumes).

Sono de um bebê de 9 meses

As necessidades de sono do bebê continuam a diminuir, assim, as sonecas do final da tarde podem desaparecer completamente aos 9 meses. No entanto, isso está longe de ser uma regra: cada bebê tem seu próprio padrão de sono. O mesmo pode ser dito dos adultos...

Na prática, um bebê de 9 meses faz entre 2 e 3 pequenos cochilos durante o dia. Ele geralmente dorme durante toda a noite, a menos que algo perturbe seu sono, como dores de dente, por exemplo.

O bebê também ainda pode estar sofrendo com a "ansiedade do 8º mês": neste caso, ele pode "reivindicar" você durante a noite ou ter dificuldade em adormecer. Um cobertor e um ritual para dormir muitas vezes são suficientes para confortá-lo durante essa fase delicada, mas necessária para seu desenvolvimento psicológico. Se necessário, você também pode pedir conselhos ao seu pediatra.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações