Bebês de 9 meses: alimentação, altura, peso e sono. O que você precisa saber?
Bebês de 9 meses: alimentação, altura, peso e sono. O que você precisa saber?

Bebês de 9 meses: alimentação, altura, peso e sono. O que você precisa saber?

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Um bebê de 9 meses continua a crescer e a descobrir novos alimentos. O OhMyMag explica o essencial sobre esse assunto.

Peso de um bebê de 9 meses

O peso médio de um bebê de 9 meses é de 8,7 kg. Na prática, a "faixa de peso normal" para um menino de 9 meses varia entre 7,5 kg e 11,5 kg. O peso das meninas vai de 7 kg a 11 kg na mesma idade.

Quanto ao tamanho médio do bebê, é de 71 cm. Durante este mês, o bebê ainda vai crescer e ganhar peso. O ganho de peso é muito importante aos 9 meses: geralmente pouco mais de 500 g.

Alimentação de um bebê de 9 meses

Aos 9 meses, o bebê ainda não come como uma criança grande, mas sua dieta já é bastante diversificada: mesmo que ainda precise de pelo menos 500 ml de leite por dia (fórmula infantil ou leite materno), ele também come legumes e frutas cozidas, um pouco de carne e peixe (não mais de 20 g de proteína animal por dia), legumes (por exemplo, lentilhas e feijão), iogurtes, etc.

Aos 8 ou 9 meses, sua dentição também permite que ele coma mais alimentos "duros", como frutas cruas maduras, por exemplo. Você também pode introduzir novos sabores para seu bebê de 9 meses adicionando um pouco de alho ou ervas (por exemplo, cebolinha) aos seus pratos.

Como regra geral, a dieta do bebê é dividida em 4 partes durante o dia (2 mamadeiras + 2 refeições): uma mamadeira no café da manhã, um almoço feito principalmente de vegetais (também com um pouco de proteína animal e uma sobremesa como uma fruta ou laticínios), um lanche (laticínios ou frutas) e uma mamadeira no jantar (leite, ou uma mistura de leite e sopa de legumes).

Sono de um bebê de 9 meses

As necessidades de sono do bebê continuam a diminuir, assim, as sonecas do final da tarde podem desaparecer completamente aos 9 meses. No entanto, isso está longe de ser uma regra: cada bebê tem seu próprio padrão de sono. O mesmo pode ser dito dos adultos...

Na prática, um bebê de 9 meses faz entre 2 e 3 pequenos cochilos durante o dia. Ele geralmente dorme durante toda a noite, a menos que algo perturbe seu sono, como dores de dente, por exemplo.

O bebê também ainda pode estar sofrendo com a "ansiedade do 8º mês": neste caso, ele pode "reivindicar" você durante a noite ou ter dificuldade em adormecer. Um cobertor e um ritual para dormir muitas vezes são suficientes para confortá-lo durante essa fase delicada, mas necessária para seu desenvolvimento psicológico. Se necessário, você também pode pedir conselhos ao seu pediatra.


Sem Internet
Verifique suas configurações