Bebês de 8 meses: alimentação, peso e desenvolvimento. O que você precisa saber?
Bebês de 8 meses: alimentação, peso e desenvolvimento. O que você precisa saber?

Bebês de 8 meses: alimentação, peso e desenvolvimento. O que você precisa saber?

Você está se perguntando sobre a alimentação e o crescimento de um bebê de 8 meses? O OhMyMag traz todas as respostas.

Peso de um bebê de 8 meses

Um bebê de 8 meses pesa em média 8,2 kg, porém é preciso saber que cada bebê é diferente e se desenvolve no seu próprio ritmo... Se você tem uma garotinha, seu peso deve ser entre 6,5 kg e 10,5 kg aos 8 meses. Para um menino de 8 meses, o peso mínimo é um pouco maior: idealmente, ele deve pesar entre 7 kg e 10,5 kg.

O tamanho de uma menina de 8 meses geralmente varia de 65 cm a 73 cm e o de um menino de 66 cm a 75 cm. Assim como no 7º mês, o ideal é que o bebê ganhe pelo menos 500 g durante o 8º mês.

Alimentação de um bebê de 8 meses

Desde que começa sua diversificação alimentar, por volta dos 5 ou 6 meses, o bebê descobre muitos sabores, mas até o 7º mês é necessário servir tudo em forma purê. Agora, no 8º mês, ele pode começar a comer alimentos mais sólidos.

Outra grande novidade: seu bebê de 8 meses pode comer com você à mesa, devidamente colocado em uma cadeira adaptada à sua idade, assim que ele conseguir sentar-se adequadamente com um suporte.

Outros alimentos também são adicionados ao menu, na ordem recomendada pelo seu pediatra. Por exemplo, um bebê de 8 meses geralmente pode começar a comer feijão, lentilhas e algumas frutas como abacaxi. Quanto ao leite, ofereça sempre, pelo menos, 500 ml por dia (leite materno ou fórmula infantil).

Como regra geral, um bebê de 8 meses faz 4 refeições por dia. Exemplo: mamadeira no café da manhã, um almoço "sólido" (purê de legumes + 20 g de proteína animal + compota de frutas ou laticínios), um lanche (compota de frutas ou laticínios) e uma mamadeira no jantar.

Sono de um bebê de 8 meses

Normalmente, um bebê de 8 meses ainda faz 3 cochilos durante o dia (manhã, início da tarde e final da tarde), mas você provavelmente descobrirá que eles são cada vez mais curtos: isso é normal porque as necessidades de sono do bebê estão diminuindo ...

Normalmente o bebê já dorme há algum tempo, mas alguns fatores podem atrapalhar seu sono, como uma dor de dente ou a famosa "ansiedade do oitavo mês": essa fase de transição, durante a qual o bebê se recusa a se separar de você (ele chora ou grita assim que você finge ir embora) e é um estágio normal de seu desenvolvimento psicológico.

É uma coisa boa, mesmo que seja irritante na hora de dormir. Peça dicas ao seu pediatra para ajudá-lo a adormecer (por exemplo, utilizar bichinhos de pelúcia, jogos de esconde-esconde).

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações