Bebês de 5 meses: peso, dieta e sono. O que é preciso saber?
Bebês de 5 meses: peso, dieta e sono. O que é preciso saber?

Bebês de 5 meses: peso, dieta e sono. O que é preciso saber?

Um bebê de cinco meses continua a crescer e muitas vezes inicia a diversificação da dieta. O OhMyMag conta o básico a se saber sobre o 5º mês do bebê.

Peso de um bebê de 5 meses

O peso médio de um bebê de 5 meses varia de 6,5 kg a 7,1 kg para uma altura média de 63 cm a 64,5 cm. No entanto, estas são apenas "médias". De fato, considera-se que um bebê de 5 meses tem um peso normal se pesa entre 5,5 kg e 8,5 kg para um menino e entre 5 kg e 8 kg para uma menina.

Em termos de tamanho, os padrões são definidos entre 59,5 cm e 67,5 cm para os meninos e entre 59 cm e 67,5 cm para meninas.

Alimentação de um bebê de 5 meses

É recomendado começar a diversificação alimentar do bebê entre 5 e 6 meses de acordo com o seu pediatra: é a melhor idade para minimizar riscos de alergias alimentares desenvolvidas pelo bebê.

Seu pediatra lhe dirá exatamente quais alimentos introduzir em cada mês e em quais quantidades: siga suas instruções.

Em geral, você pode começar a dar purês de legumes muito lisos para o seu bebê de cinco meses: deixe-o descobrir um vegetal por vez, dando preferência a legumes com pouco açúcar para começar, como cenoura e batata-doce, por exemplo. Em seguida, introduza, aos poucos, as compotas de frutas (por exemplo, maçãs e peras).

Embora o bebê comece sua diversificação alimentar, ele ainda precisa de muito leite todos os dias: continue a oferecer o peito ou mamadeira a ele, sabendo que um bebê de 5 meses bebe, em geral, 4 mamadeiras de 210 ml por dia.

Sono de um bebê de 5 meses

Nessa idade, o sono do bebê começa a se estruturar melhor: seu sono é mais profundo e prolongado do que nos primeiros 3 meses de vida. Um bebê de cinco meses pode até dormir a noite toda, mas isso não é uma regra.

Crie um ritual na hora de dormir para promover o sono: os mesmos gestos repetidos diariamente (por exemplo canções de ninar e bichinhos de pelúcia) em um ambiente tranquilo ajudar a acalmar antes de colocá-lo no berço...

Seu bebê de 5 meses dormindo ou não, lembre-se de que ele ainda precisa de muito sono: ele pode dormir até 17 horas por dia ou até mais. Não se preocupe se ele ainda sentir a necessidade de fazer belos cochilos durante o dia.

Em geral, um bebê de 5 meses faz de 3 a 4 cochilos por dia: um ou dois cochilos de manhã, geralmente muito curtos (de 40 minutos a 2 horas), outro no início da tarde (na maioria das vezes longo: pode durar 2 a 3 horas) e um último ao final do dia (1 hora em média)

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações