Bebês de 2 meses: peso, dieta e sono. Tudo o que você precisa saber
Bebês de 2 meses: peso, dieta e sono. Tudo o que você precisa saber

Bebês de 2 meses: peso, dieta e sono. Tudo o que você precisa saber

Um bebê de 2 meses de idade está crescendo e ganhando peso regularmente. O OhMyMag conta o básico sobre esta fase do seu desenvolvimento.

Peso de um bebê de 2 meses

Um bebê de 2 meses geralmente pesa entre 4,6 kg e 4,9 kg em média para uma altura de cerca de 56/57 cm. No entanto, cada bebê tem sua própria taxa de crescimento. Na prática, um menino de 2 meses é considerado "padrão" se pesa entre 3,7 kg e 5,9 kg para uma altura entre 52 cm e 59,5cm.

Para uma menina de 2 meses, o limite inferior de peso é de 3,7 kg e o limite superior é de 5,5 kg. Quanto ao tamanho, ela deve, idealmente, medir entre 52 cm e 60 cm.

Alimentação de um bebê de dois meses

Um bebê de 2 meses é sempre alimentado exclusivamente com leite, do peito ou mamadeira (fórmula infantil ou leite materno extraído com uma bomba de leite). Seu apetite lentamente começa a se normalizar, mas ele ainda demanda muito leite: ele precisa comer a cada 3 horas e as famosas amamentações noturnas (muitas vezes cerca de 2 da manhã) geralmente ainda acontecem...

Se você alimenta seu bebê com a mamadeira, seu pediatra vai dizer exatamente quanto leite é necessário. Em geral, um bebê de 2 meses precisa de 700 ml a 800 ml de leite por dia.

É importante saber também que a regurgitação pós-refeição é comum em bebês de 2 meses de idade. Trata-se do distúrbio de Benin, mas consulte um pediatra se seu bebê tiver sintomas mais marcados (por exemplo, se o bebê for irritável, chorar após cada mamada, e regurgitar muitas vezes um longo tempo após as refeições, como no meio da noite, por exemplo).

O bebê pode estar sofrendo de DRGE (doença do refluxo gastroesofágico). Não é um problema grave, mas é preciso agir rapidamente para aliviar o bebê: muitas vezes basta engrossar o leite para que tudo fique em ordem, mas os medicamentos serão necessários em alguns casos.

O sono de um bebê de 2 meses

Um bebê de dois meses de idade precisa de muito sono: ele geralmente dorme de 14 a 18 horas por dia. Nessa idade, alguns bebês já dormem a noite toda, mas, para a maioria dos bebês de 2 meses, o ciclo do sono ainda não é regular e eles não fazem a distinção dia/noite.

Entenda que eles podem acordar várias vezes por noite, por várias razões: para mamar, porque estão incomodados por um pequeno distúrbio digestivo próprio da idade (por exemplo, cólicas), ou simplesmente porque não estão mais com sono... Na prática, um bebê de 2 meses frequentemente tem ciclos de sono de 3 a 4 horas, intercalados com fases em que estão despertos.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações