Alimentação durante a gravidez: 10 alimentos para escolher e 10 alimentos para evitar

Alimentação durante a gravidez: 10 alimentos para escolher e 10 alimentos para evitar

Você está grávida e quer adaptar sua dieta para que seu bebê fique saudável? O OhMyMag apresenta 10 alimentos que devem ser priorizados e 10 alimentos que devem ser evitados durante a gravidez.

10 alimentos que devem ser priorizados durante a gravidez

Para começar, os vegetais podem ser comidos à vontade durante a gravidez porque são ricos em vitaminas e minerais essenciais para a mãe e a criança. Pelas mesmas razões, as frutas também são recomendadas. Os grãos também são alimentos importantes para promover a boa saúde.

Privilegie grãos integrais para aumentar suas qualidades nutricionais. Para isso, você pode comer arroz integral, muesli e farinhas inteiras. Leite pode ser consumido sem problemas durante a gravidez. Da mesma forma, iogurtes e queijos brancos podem ser consumidos.

Óleos vegetais também são importantes para uma mulher grávida. Pode ser interessante variar os óleos usados ​​para enriquecer a ingestão de nutrientes. Para isso, você pode usar óleo de gergelim, linho ou avelã.

Frutas secas também são muito interessantes do ponto de vista nutricional: bananas secas, figos secos ou damascos secos são excelentes para a saúde.

Finalmente, oleaginosas, como nozes e sementes, podem ser consumidas sem moderação, pois também são muito ricas em nutrientes.

10 alimentos a serem evitados durante a gravidez

Uma mulher grávida precisa cuidar de sua alimentação para que seu bebê fique saudável. Em primeiro lugar, não se deve comer carne crua porque há risco de listeriose e toxoplasmose para a criança. Embutidos também podem ser prejudiciais para o bebê, por isso evite-os.

Da mesma forma, peixe cru e frutos do mar também são vetores potenciais de listeriose. Portanto, evite o consumo de sushi, por exemplo. Além disso, queijos de leite cru, como camembert e brie, devem ser evitados pelas mesmas razões que as mencionadas acima para carne crua.

Leia também
Ultra-sonografia revela o que acontece quando se fuma durante a gravidez

Ovos crus não devem ser comidos. Tenha cuidado, por exemplo, com sua presença em sobremesas como mousse de chocolate ou creme de confeitaria.

Entre as bebidas, é claro, o álcool deve ser evitado durante a gravidez. Da mesma forma, chá e café são arriscados para o bebê quando consumidos em excesso. Finalmente, alguns chás de ervas, como a camomila, não são recomendados porque tendem a estimular o útero.

Bruna Moura
Sem Internet
Verifique suas configurações