6 meses de gravidez: posição do bebê e conselhos para o último trimestre
6 meses de gravidez: posição do bebê e conselhos para o último trimestre

6 meses de gravidez: posição do bebê e conselhos para o último trimestre

Você está grávida de 6 meses? O OhMyMag traz todas as dicas para enfrentar com calma o último trimestre.

6 meses de gravidez: a posição do bebê

Você provavelmente já fez o ultrassom do segundo trimestre: geralmente, ele é feito entre a 21ª a 23ª SA (semanas de amenorréia). Não se preocupe com a posição do bebê neste estágio: aos 6 meses de gravidez, ele já se move bastante. Às vezes, ele se coloca em posições que nem sequer é possível determinar seu sexo exatamente.

No ultrassom, ele pode estar "de cabeça para cima" ou "de cabeça para baixo", como se já estivesse se preparando para o parto, depois mudar de posição uma hora depois... Há, apesar disso, fortes possibilidades de que ele mudará muito mais vezes de posição antes do dia D.

Em resumo, não se preocupe: aos 6 meses de gravidez, a posição do bebê não anuncia um parto prematuro ou uma cesariana. Você saberá mais no ultrassom do terceiro trimestre.

6 meses de gravidez: previna as dores nas costas do 3º trimestre

Aos 6 meses de gravidez, você já pode colocar em prática medidas para prevenir dores nas costas. Elas são comuns no último trimestre, com o bebê pesando cada vez mais.

A primeira coisa a fazer é escolher um esporte adaptado à sua gravidez. Muitas mães optam por nadar: este esporte "suave" ajuda a fortalecer os músculos das costas e a prevenir a dor lombar.

Outra coisa a fazer é observar seu ganho de peso. Embora seja bastante natural ganhar alguns quilos durante a gravidez, é melhor evitar excessos! Paralelamente a um esporte suave, você pode tomar algumas medidas alimentares: evite os pratos muito gordurosos (por exemplo, batata frita) e muito doces (por exemplo, bolos), privilegie os cozidos sem gordura adicionada (por exemplo, comidas cozidas a vapor), prefira carnes brancas à carne vermelha, etc.

6 meses de gravidez: aprenda a se cuidar

Estes 6 meses de gravidez certamente não foram fáceis, especialmente se você trabalha. É mais do que nunca tempo para relaxar! Você já pode pensar nas atividades de "relaxamento" a serem praticadas durante o terceiro trimestre, como aulas de ioga pré-natal, por exemplo.

É também durante o terceiro trimestre que a licença-maternidade geralmente começa: use esse tempo para descansar. Tire sonecas, por exemplo, ou relaxe em um bom banho quente.... sem esquecer, claro, de fazer os últimos exames de acompanhamento da gravidez: as 3 últimas consultas de pré-natal, consulta de anestesia, o ultrassom do 3º trimestre...

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações