5 meses de gravidez: posição do bebê, ganho de peso e ultrassom. O que você precisa saber?
5 meses de gravidez: posição do bebê, ganho de peso e ultrassom. O que você precisa saber?

5 meses de gravidez: posição do bebê, ganho de peso e ultrassom. O que você precisa saber?

Você está começando o seu 5º mês de gravidez e está se perguntando em que estágio de desenvolvimento está seu futuro bebê? O OhMyMag conta o básico sobre o que acontece entre a 18ª e a 22ª semana de gestação...

A posição do bebê

No meio do segundo trimestre da gravidez, o bebê está aprontando muito! Ele se mexe e dá até alguns chutes na mãe! É preciso dizer que ele ainda tem espaço suficiente para se mover como deseja, mas isso não deve durar muito tempo.

Tenha certeza que entre cada sessão intensiva de agitação, seu futuro pimpolho vai dormir... (20h/24h)! Sim, o sono é essencial para o feto completar a maturação do cérebro e do sistema nervoso.

Isso porque aos 5 meses de gestação, todos os órgãos e estruturas essenciais à sua sobrevivência já estão em funcionamento. Seus diferentes sentidos são refinados e seu sistema imunológico se desenvolve.

Ganho de peso do bebê

Entre o início e o final do 5º mês de gestação, o peso do bebê irá oscilar entre 400 g e 650 g para um tamanho que varia de 23 cm a 30 cm. Nesse período, é difícil para futura mamãe esconder sua barriga arredondada. Em geral, uma mulher grávida tem um aumento de peso de 4 kg a 6 kg no 5º mês de gestação (esta é apenas uma média).

O ganho de peso geralmente varia de uma mulher para outra e depende, em particular, do peso inicial e de muitos outros parâmetros. Mas fique atenta aos quilos extras, porque eles podem ser um fator de risco no aparecimento do diabetes gestacional. Por isso é muito importante seguir uma dieta saudável e equilibrada.

Ultrassom do bebê

Este é o ultrassom mais esperado pelos futuros pais: a ultrassonografia morfológica! Na monitorização da gravidez, este é o segundo exame ultrassonográfico realizado. Feita entre a 21ª e a 23ª semana de amenorreia, esta ultrassonografia permite controlar o bom desenvolvimento fetal, procedendo a medições biométricas precisas dos diferentes órgãos. É por isso que é chamado de "morfológico", ao contrário do primeiro que, por sua vez, não permite distinguir tantos detalhes.

É também nesta fase que se procuram quaisquer anomalias cromossômicas ou placentárias. No entanto, para os pais, é especialmente o momento em que poderão saber, se assim o desejarem, o sexo de seu futuro filho. Se vocês quiserem guardar a surpresa para o parto, não se esqueçam de informar seu médico antes!

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações