3 passos simples para evitar que o Google e o Facebook monitorem a sua vida
3 passos simples para evitar que o Google e o Facebook monitorem a sua vida
Leia mais

3 passos simples para evitar que o Google e o Facebook monitorem a sua vida

Estas empresas de tecnologia sabem mais sobre a sua vida do que você imagina e utilizam estas informações para ganhar muito dinheiro.

Muita gente não sabe, mas a cada acesso que fazemos ao Google ou às redes sociais estamos fornecendo às gigantes da tecnologia inúmeras informações sobre a nossa vida e o nosso comportamento. Estes dados são muito valiosos para estas empresas e, recentemente, vieram à tona diversos escândalos sobre tudo isso estava sendo utilizado (e vendido) sem o nosso consentimento.

Se você é uma daquelas pessoas que prefere não partilhar os seus dados, confira abaixo três dicas simples de configurações para fazer no seu telefone ou computador que vão reduzir a sua exposição e aumentar a sua segurança:

1 – Desligue o Google Location History

Esta ferramenta monitora a localização do seu celular e permite que o Google saiba onde você tem andado. Para desabilitar, acesse o Google Location History. Na tela que aparecer, clique em “Gerenciar Histórico de Localização” e desligue a chavinha deste recurso.

Não se preocupe, o Google Maps continuará funcionando normalmente, mas você não será mais monitorado.

2 – Desative o monitoramento do Google Chrome

Este é o navegador mais usado pelas pessoas para acessar a internet – e ele monitora todos os passos dos seus usuários e envia para o Google. Caso não queira fazer parte destas estatísticas, entre nos Controles de Atividades do Google. Na tela que será exibida, é só desligar a chavinha “Atividade da Web e de apps”.

Se você quiser, também conseguirá apagar todo o histórico de navegação já salvo. Para isso, clique em “Gerenciar Histórico”.

Vale destacar que, diferentemente do que muitas pessoas pensam, estas mudanças não afetam em nada o funcionamento do Google Chrome, a diferença é que as informações e o histórico não serão mais enviados para o Google

3 – Fuja da vigilância do Facebook

O Facebook monitora a sua navegação na internet para oferecer aos anunciantes informações sobre o que você quer comprar. Desta forma, conseguem apresentar publicidade sobre produtos ou serviços que você já demonstrou interesse. Quem nunca procurou algo para comprar e depois foi bombardeado por anúncios de concorrentes?

Para evitar que o Facebook saiba o que você está pensando em comprar, instale o Disconnect, um plugin que bloqueia os trackers do Facebook. O programa é grátis e automático, ou seja, você não precisa fazer nada.

Esta ferramenta, porém, só funciona no computador. Para os telefones ou tablets, a indicação é instalar o navegador Ghostery Privacy Browser, que já vem com bloqueador de trackers e tem versões para Android e para iOS – ele bloqueia automaticamente as tentativas de monitoramento.

Escrito por Gouvea Aline

Sem Internet
Verifique suas configurações