Intolerância ao glúten: conheça os principais sintomas

Intolerância ao glúten: conheça os principais sintomas

O glúten está se tornando um dos principais inimigos alimentares, alguns afirmam. Estima-se que cerca de 1 a cada 100 pessoas são intolerantes ao glúten ... Aqui estão os principais sintomas!

As pessoas intolerantes ao glúten são divididas em 3 categorias na medicina: os alérgicos, os intolerantes e os hipersensíveis. Esta proteína que ocorre naturalmente em alguns cereais dá volume e elasticidade a pães e bolos.

1. Alergia pura

É bastante rara, mas fácil de diagnosticar. De fato, a reação alérgica ocorre imediatamente após a ingestão de um produto contendo glúten. Ela se manifesta por problemas respiratórios e/ou digestivos e pode chegar a causar inchaços.

2. Intolerância

Também chamada de doença celíaca. É muito difícil de detectar porque pode ocorrer em qualquer momento da vida. Também pode ser muito perigoso porque pode destruir o revestimento do intestino delgado se o paciente não seguir uma dieta sem glúten por toda a vida.

3. Hipersensibilidade

Inclui pacientes que passaram por testes porque tinham sintomas de doença celíaca, sem que os médicos detectassem a presença de anticorpos característicos de intolerância ao glúten. Essas pessoas reagem ao glúten muito mais rápido do que as pessoas intolerantes. Como resultado, foram feitos poucos estudos científicos até o momento. No entanto, eles são os que mais seguem dietas "sem glúten".

Leia também
Jovem acorda com o corpo coberto de hematomas e médicos dão diagnóstico assustador

Conheça todos os sintomas que podem te alertar sobre uma possível intolerância ao glúten no vídeo.

André Lourenço
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações