Alimentos sem glúten: lista de alimentos que não contêm glúten

Alimentos sem glúten: lista de alimentos que não contêm glúten

Você quer conhecer alimentos sem glúten? O OhMyMag convida você a descobrir alguns.

 

As oleaginosas

Na categoria das oleaginosas, encontram-se os diferentes tipos de frutos secos (nozes, amêndoas, pistache, nozes...) e sementes (girassol, linhaça, gergelim, abóbora...). Estes alimentos são facilmente consumidos puros ou misturados em sobremesas ou saladas.

Eles contêm ácidos graxos essenciais, bem como minerais e vitaminas. É melhor escolher as opções orgânicas e sem adição de sal ou gordura, para preservar suas propriedades nutricionais.

Frutas secas

Entre as frutas secas estão principalmente as bananas secas, damascos secos, passas e figos secos. Elas são muito interessantes do ponto de vista nutricional, porque são particularmente ricas em vitaminas e minerais. Tenha cuidado para escolher a opção sem adição de açúcar para evitar o consumo de açúcares refinados.

Arroz e quinoa

O arroz é um cereal sem glúten que pode ser usado para preparar muitos pratos. Há também o arroz integral ou semi-integral, mais interessantes do ponto de vista nutricional. Comer quinoa também é uma boa maneira de substituir os produtos cereais habituais, como massas. Além disso, a quinoa contém muitos aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Batatas

As batatas são vegetais ricos em carboidratos, proteínas e vitaminas. Elas podem ser preparadas de maneiras muito diferentes: no vapor,  purê, fritas ou mesmo salteadas.

Farinhas sem glúten

Muitas farinhas são sem glúten. Entre elas, destacam-se as farinhas de arroz, castanha, grão de bico ou trigo mourisco. Esta variedade de farinhas torna possível a criação de receitas diferentes, seja para sobremesas, tortas de massa ou pão.

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Produtos lácteos

A família de laticínios geralmente não contém glúten, seja em queijo, iogurtes, manteiga ou leite. Você também pode substituir o leite de vaca por leites vegetais, que também são sem glúten: leite de arroz, leite de amêndoa, leite de avelã, leite de coco... Todos estes leites vegetais são ricos em nutrientes essenciais para o organismo.

Soja

A soja não contém glúten e se apresenta em muitas formas, todas livres de glúten: leite de soja, creme de soja e até mesmo tofu.

Bruna Moura
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