Confira porque os gatos gostam de te amassar com as patas
Confira porque os gatos gostam de te amassar com as patas
Leia mais

Confira porque os gatos gostam de te amassar com as patas

Os gatos têm o costume de ficar amassando com as patas a superfície em que vão se instalar, seja ela uma coberta ou nossos joelhos. Um comportamento intrigante que a ciência é capaz de explicar. Reflexo juvenil, hábito ancestral ou marcação territorial são algumas das teorias que ajudam a entender as origens dessa atitude típica de nossos felinos domésticos.

Ah, os gatos! A gente é capaz de passar horas na internet admirando seus vídeos e seus truques... Mas como resistir? Eles são tão fofos! Eles miam, ronronam e... amassam. Todos os proprietários de felinos já repararam: confortavelmente esticados em uma coberta ou em nosso joelhos, eles começam a pisar na superfície em que estão com as patas dianteiras.

Difícil interpretar esse comportamento mas, para a ciência, nada é impossível! Para explicar esse gesto, os especialistas têm muitas teorias.

Um reflexo adquirido nos primeiros dias de vida

Essa atitude dos felinos domésticos remonta aos primeiros dias de vida. Os gatinhos mexem na barriga da mãe para estimular o leite das glândulas mamárias. Um reflexo que não desaparece quando adultos. Quando crescem, os gatos acabam mantendo uma parte de sua "alma de criança".

Uma explicação plausível tanto entre os jovens quanto entre os mais velhos, esse gesto normalmente vem acompanhado do ronronar e precede um cochilo bem merecido. Esse tempo de descanso serve para a digestão dos filhotes, mas continua mesmo depois que o leite materno deixa de fazer parte do menu.

Segundo os especialistas da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade Animal, nossos gatos acham que somos uma espécie de pais deles. Os miados direcionados a nós são a prova. Na natureza, apenas os filhotes se comunicam com os pais através de miados. Entre os adultos as conversas são extremamente raras.

Um comportamento ancestral

Os cientistas também estudam outra hipótese para explicar o comportamento de amassar do gato. De acordo com o site PetMD, esse hábito pode ser o resultado de práticas ancestrais dos antepassados de nossos felinos. "Os ancestrais selvagens dos gatos domésticos adoravam se deitar em superfícies macias e confortáveis, para dormir ou ter seus filhotes", explica o site.

Os gatos selvagens pisavam no chão com as patas para preparar e formar uma cama aconchegante em plantas altas ou folhas mortas. Um jeito de garantir também que parasitas ou insetos indesejáveis não venham perturbar seu descanso.

Uma maneira de marcar o território e demonstrar seu carinho

Os gatos também adoram marcar seu território: eles se esfregam para depositar feromônios ou urinam para delimitar seu espaço de maneira olfativa. Parece que amassar também faz parte do arsenal de marcação territorial do gato. Ele tem glândulas "odoríferas" debaixo das almofadinhas, capazes de emitir substâncias perfumadas para informar seus companheiros.

Outros destacam que a sensação nas patas enquanto amassam provavelmente é agradável para os gatos, fazendo com que repitam o comportamento. Qualquer que seja a explicação, os especialistas são unânimes quando afirmam que amassar é um sinal de confiança e bem-estar. "Se você tem um gato que gosta de amassar a cama, ou melhor, você, é porque ele se sente muito amado e à vontade", afirma Katie Armour, da Sociedade de Massachusetts para a Prevenção da Crueldade Animal, no site The Dodo.

"Você deve entender como um elogio!" recomenda a especialista. Nossos gatos amassam, mas a intenção é boa!

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações