Bengal: temperamento, preço e origem. Tudo que você precisa saber sobre esse gato
Bengal: temperamento, preço e origem. Tudo que você precisa saber sobre esse gato

Bengal: temperamento, preço e origem. Tudo que você precisa saber sobre esse gato

O Bengal te seduziu e você está pronto para embarcar na aventura da adoção? O Oh My Mag te acompanha e traz as informações das quais você precisa.

A origem do Bengal

Quebrando algumas ideias pré-concebidas, o Bengal não vem, de fato, exclusivamente de Bengala, na Índia. Apesar de também ser chamado de gato-de-bengala ou gato-leopardo, por causa de seu pelo tão diferente, o nome da raça registrada é Bengal.

Este animal misterioso é o resultado de múltiplos cruzamentos feitos pelo californiano Jean Mill em 1963. Ele cruzou gatos domésticos com gatos-leopardos da Ásia, que são pequenos gatos selvagens. Foram necessárias várias gerações de gatos antes de se obter um animal de estimação reconhecido.

O Bengal só se apresentou em uma exposição pela primeira vez em 1985. Foi também quando pôde ser vendido a compradores particulares: para isso, o gato deveria ser pelo menos da quarta geração de cruzamentos. O resultado desses múltiplos cruzamentos foi surpreendente e único. Foi preciso esperar até 1989 para que o Bengal chegasse à França.

A sobrevivência da raça está sujeita a grandes restrições, incluindo a reprodução regular com seu ancestral selvagem. A proibição ligada ao tráfico de animais está, gradualmente, comprometendo a criação de gatos Bengal. Note-se, por exemplo, que na Bélgica, o Bengal não é reconhecido na categoria de gatos domésticos e continua a ser considerado um gato selvagem híbrido.

Temperamento do Bengal

Reconhecida por seus pelos curtos, cabeça triangular e pelo típico de leopardo, o Bengal é vivo, curioso, inteligente e muito carinhoso. Mesmo que suas características físicas nos levem a pensar em um temperamento padrão da raça, não podemos nos esquecer que os traços de personalidade dos gatos são individuais e não existe um padrão que possa abranger toda a raça sem exceções.

O Bengal geralmente adora atividades físicas. Ele gosta de se aninhar nas alturas e brincar com a água. Também é um companheiro muito brincalhão para as crianças.

Treinamento do Bengal

Para que a socialização do Bengal seja adequada, o gatinho não deve ser separado da mãe e dos outros gatos da ninhada muito cedo. Leva em média 12 semanas até que desmame. Respeitar esse tempo de amamentação é essencial para não comprometer a saúde do gato.

Os estágios emocionais, mentais e físicos do Bengal são construídos durante esse longo período de três meses, que são necessários para que o gato seja saudável, realizado, socializado e passe sem problemas pelo período de transição imunológica.

Preço do Bengal

Muitos critérios determinam o preço de um Bengal. Seu preço pode triplicar, principalmente dependendo do pelo do gatinho. Para um pelo marmorizado, é necessário gastar entre 2.000 e 5.000 reais. Para um pelo "roseta", que é o mais procurado, o gato vai custar entre 4.000 e 7.000 reais, dependendo se for para a reprodução ou companhia.

Em qualquer caso, é importante verificar se os genitores do Bengal que você comprou ou adotou foram testados para PIF, FIV e FeLV.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações