Você sabe do que são feitos os cílios postiços? A resposta vai te surpreender

• Bruna Moura
Você sabia? Os cílios postiços...
...podem ser feitos de pelo de furão!
Eles são retirados de furões...
...criados em terríveis fazendas de produção.
Mas existem cílios postiços sintéticos...

Esse artigo é para você, apaixonada por maquiagem e produtos de beleza. Você com certeza já usou, para um grande evento, cílios postiços maravilhosos. Bom, você sabia que tem uma boa chance de que esse acessório seja feito com pelos de furão?

Os cílios postiços viraram um acessório super popular no mundo dos cosméticos e muitas mulheres já o adotaram em suas makes poderosas. Bom, você provavelmente não sabe, mas se é dessas que se importa com o bem-estar animal, está na hora de abandonar esse acessório de beleza.

Uma boa parte dos cílios postiços que são encontrados no comércio são produzidos com... pelos de furão! Esses pelos são tirados diretamente do animal ainda vivo ou depois de morto, após uma vida de terror e maus-tratos em uma fazenda de produção de pele.

Leia também
Horóscopo: qual é o tipo de unha ideal, de acordo com o seu signo?

Livre de crueldade?

Algumas marcas, cientes que cada vez mais as consumidoras se mostram sensíveis à causa animal, preferem tranquilizar as potenciais clientes explicando que seu produto é "livre de crueldade", já que os pelos teriam sido coletados em uma fazenda de produção de pele respeitável ou simplesmente recolhidos após escovação do animal.

Bom, definitivamente não é assim.

Como já foi mostrado em várias investigações feitas pela PETA ou pela L214, os furões americanos (espécie usada na criação intensiva, diferente do nosso furão brasileiro) são confinados em gaiolas minúsculas superlotadas, em condições insalubres e sem nunca ver a luz do dia. Enlouquecidos com a promiscuidade e com a sujeira, alguns furões acabam cometendo canibalismo.

Escolher o sintético

Os furões ocupam, infelizmente, o primeiro lugar no ranking de animais mais explorados por causa da pele, bem à frente da raposa e do cão-guaxinim. Felizmente não precisamos entrar em pânico!

Existem muitas marcas de cosméticos que oferecem cílios postiços feitos com fibras artificiais, e que são aprovados pelas fashionistas. Você pode encontrar a lista dessas marcas em sites como o da PETA, que rastreia marcas que usam material animal no mundo todo.

Leia mais