Um estranho vídeo mostra formigas levando pétalas de flores para uma abelha morta
Um estranho vídeo mostra formigas levando pétalas de flores para uma abelha morta
Leia mais

Um estranho vídeo mostra formigas levando pétalas de flores para uma abelha morta

O vídeo causa comoção há alguns dias nas redes sociais. Nele vemos uma colônia de formigas homenageando uma abelha morta ao rodeá-la com pétalas de flores. O rito funerário cheio de poesia e que mexe com as almas mais sensíveis tem, na verdade, origens mais prosaicas.

Os animais não cansam de nos surpreender! Depois que uma orca emocionou o mundo todo ao acompanhar por pelo menos 17 dias o corpo de seu filhote morto, agora é outro rito funerário animal que está causando nas redes sociais. E com razão! Trata-se de uma cerimônia organizada por formigas ao redor do cadáver de uma... abelha!

O vídeo foi postado há alguns dias por Nicole Webinger - moradora de Minnesota, Estados Unidos - e mostra uma pobre abelha que partiu desta para a melhor sendo rodeada com pétalas de flores por formigas dedicadas...

"Vi isso no jardim do trabalho. Tinha uma abelha morta, e estávamos vendo as formigas levarem pétalas de flores e as colocarem em volta da abelha", descreveu Nicole Webinger. "Parecia que elas estavam fazendo um funeral", continuou a testemunha privilegiada dessa cena surpreendente. Sim, surpreendente, mas o significado não é exatamente o que imaginamos.

Odor da morte?

Depois da publicação do vídeo, muitas teorias surgiram. Entre elas, uma questão de odor. Formigas e abelhas compartilham o mesmo poder: o de liberar, depois da morte, uma substância aromática, o ácido oleico. Um sinal de alerta que indica aos operários da colônia que eles têm um cadáver para carregar.

"Talvez elas estejam respondendo ao [chamado] do ácido oleico, alguns operários imprudentes tentando levar a abelha até o ninho", especula Mark Elgar, ecologista especialista em comportamento animal na Universidade de Melbourne, na Austrália, que suaviza um pouco essa primeira hipótese: "Não é tão absurdo que possa parecer isso, mas acho que é bem improvável".

Fome de carniça?

Outra teoria levantada para explicar essa cena surpreendente: uma vontade deliberada das formigas de mascarar o odor do cadáver. O objetivo presumido: escondê-lo de possíveis necrófagos e ter, portanto, exclusividade na degustação. Uma explicação já descartada pelo especialista australiano: "[Isso] sugere que as formigas agem de uma maneira completamente diferente diante de algo que não faz parte de sua experiência. É pedir demais para uma formiga..."

Uma verdade mais prosaica

Mark Elgar conclui jogando um balde de água fria no entusiasmo gerado pelo vídeo viral: "Na minha opinião, a abelha está em cima da entrada do ninho das formigas, e é por isso que tem tantas pétalas em volta da abelha e que as formigas não param de chegar com elas".

As pétalas são um dos alimentos favoritos de muitas formigas, que também as usam, junto com outros materiais vegetais, para satisfazer as necessidades diárias do ninho. Visto por esse ângulo, a magia da cena interpretada como um rito funerário parece bem distante... Mas Mark Elgar conserva, apesar de tudo, um pouco do entusiasmo:

"É um vídeo incrível. Vou usá-lo para ensinar biologia ao primeiro ano no próximo ano, para ilustrar o poder da sugestão". Um escarcéu por causa de uma abelha que, agora, vai virar adubo!

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações