Receitas originais de caldos para você preparar nesse inverno

• Pedro Souza

Tão nutritivos quanto requintados, os caldos podem ser degustados com todos os tipos de molho. Além disso, essas sopas refinadas trazem grandes benefícios no plano nutricional. Legumes, frangos, peixes, carnes... Confira algumas receitas originais e saborosas.

Usado pelos chefs para destacar o sabor dos alimentos, os caldos também podem ser pratos com gostinho de infância. Muito mais que uma simples tigela de água quente saborizada, essa comidinha cheirosíssima que nossas avós costumavam preparar é deliciosa e relaxante. E o caldo não é só um cozido, uma sopa pálida ou alguns cubinhos desidratados. Além disso, quando se está de dieta, ele pode ser um ótimo aliado na hora que a fome bate. É comer de maneira equilibrada e sem perder o prazer. Mãos ao fogão!

1 - Caldo de camarão, gengibre e capim-limão

Descasque 200g de camarão e coloque-os na geladeira, sem as cabeças nem as carcaças. Em seguida, corte 1 pimenta malagueta e 1 tomate em pedaços. Descasque 3cm de gengibre e pique algumas folhas de capim-limão. Deixe ferver e acrescente 2 claras de ovo, mexendo bem com o batedor. Para finalizar, coloque no fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Pronto!

2 - Foie gras poché com caldo de frango e aipo

Coloque 1kg de frango em uma panela e cubra com bastante água fria. Deixe ferver, tire o frango e coloque 1 cenoura, 1 cebola, 1 alho-poró, 1 aipo, 1 molho de cheiro verde, um pouco de pimenta e uma pitada de sal. Deixe cozinhar por 2 horas. Filtre com uma peneira. Aqueça o caldo novamente. Ferva algumas tiras de cascas de frutas cítricas, gengibre cortado e capim-limão picado durante 15 minutos e filtre novamente. Para finalizar, embrulhe o foie gras em uma trouxinha e deixe cozinhar por 20 minutos no caldo. Agora é só degustar.

3 - Caldo de aspargos e ostras de frango

Pique 1 aspargo e separe a ponta. Cozinhe ervilhas, tempere tudo com sal grosso e deixe resfriar em água com gelo. Desfolhe 1 ramo de segurelha. Aqueça o creme de aspargos em um pouco de azeite e acrescente 1 colher de creme de leite antes de misturar. Em seguida, aqueça os legumes com um pouco de caldo de legumes. Sele as ostras de frango. Para finalizar, escorra os legumes e monte-os em um prato fundo, com as ostras de frango e a ponta do aspargo por cima e o creme misturado em volta. É só aproveitar!