Você sabe qual é a comida "mágica" brasileira que promete te fazer chegar aos 100 anos?

Você sabe qual é a comida "mágica" brasileira que promete te fazer chegar aos 100 anos?

Um alimento muito presente na nossa cultura culinária se revela um potencial "elixir da vida".

Conhecemos alguns alimentos que são muito completos e são peças fundamentais na busca pela longevidade, mas talvez você não imaginava que dessa vez iríamos falar do feijão. Comer feijão geralmente é aconselhado para pessoas com obesidade e diabetes, pois ele ajuda a reduzir o colesterol e protege o cérebro, mantendo a sua saúde em dia. Fora isso, os feijões guardam muita energia e saciam a fome de forma eficaz.

Se você quer viver até os 100 anos, a resposta está na qualidade de vida que você leva nos anos anteriores à barreira dos centenários. Não é possível ter garantia de que quem come feijão viverá mais, mas é possível identificar algumas características comuns entre as pessoas mais longevas do mundo e as propriedades que os grãos proporcionam. De forma concreta, as pessoas que vivem mais compartilham entre elas uma grande qualidade: tem baixíssimos riscos de ficar doentes e passam muitos dos anos de suas vidas saudáveis, comendo bem, com um cotidiano ativo e vívido. Um alimento que costuma ser ora ignorado ora subestimado é o feijão.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que os feijões constitúem um papel muito importante na promoção de longevidade e saúde. Eles propiciam proteínas vegetais e carboidratos de cadeia complexa em um único grão. Além do mais, há também nesses legumes, vitaminas do complexo B, que ajudam na provisão de energia, ferro, magnésio, potássio, zinco e muito mais.

Portanto, comer feijão, em saladas, com arroz, em sopas, provoca a redução do colesterol, o emagrecimento, e a queda na taxa de açúcar no sangue, prometendo a você anos e anos de qualidade de vida. Não dispense mais esse nutriente.

• Pedro Souza
Leia mais