Rainha Elizabeth II é alvo de teoria da conspiração e é dada como morta nas redes

Rainha Elizabeth II é alvo de teoria da conspiração e é dada como morta nas redes

Internautas e fãs da rainha Elizabeth II ficaram assustadíssimos com as notícias falsas. Vários memes também foram criados.

A teoria da conspiração que matou a Rainha Elizabeth II

A rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, além de ser a Rainha do Reino Unido é também hoje uma celebridade conhecida no mundo todo. Recentemente, ela foi o alvo de uma teoria da conspiração, digamos, um tanto letal. Uma notícia que começou a correr nas redes e se tornou viral era a de que a rainha havia morrido. Como a chefe de estado já conta com uma idade avançada, não foi difícil fazer com que o boato parecesse verdade, e muitos internautas do mundo inteiro acabaram acreditando na história. Nas redes sociais, o assunto explodiu: no Twitter, a hashtag #RIPQueenElizabeth (Descanse em paz, Rainha Elizabeth, em tradução livre) foi até mesmo levantada e em poucos minutos já atingiu os trending topics do site, ou seja, se tornou um dos assuntos mais comentados da internet, deixando muitos seguidores e fãs aterrorizados com a notícia. Mas a Rainha continua vivíssima com seus 92 anos!

A origem do boato 

Tudo começou quando o usuário Beefy_Cabbage, do portal Reddit, anunciou em dezembro de 2018 que a Rainha morreria exatamente no dia 5 de janeiro de 2019, mesmo sem contexto algum ou fontes confiáveis. Como os milhares de internautas que viram a postagem não encontraram nenhuma forma de confirmar a veracidade da informação, especulou-se que a notícia teria sido dada por algum membro da família, de forma extremamente confidencial. Mas tudo não passava de uma brincadeira (de mau gosto, diga-se de passagem). Após a repercussão da postagem no Reddit, muitos internautas resolveram mostrar que não haviam esquecido da data da "morte" da Rainha, e no dia 5 deste mês levantaram a hashtag no Twitter e fizeram até mesmo montagens de velórios e enterros da chefe de estado. Muitos realmente se empenharam e fizeram montagens de grandes veículos de notícias como a BBC News e a CNN, espalhando a notícia de que a Rainha tinha passado desta para a melhor.

Mas a brincadeira saiu do controle, e logo todo o mundo achou que a notícia era real. “Descanse em paz, Rainha Elizabeth, você viverá nos nossos corações”, postou um internauta compartilhando uma foto do suposto enterro. Uma outra seguidora também disse que a Rainha seria lembrada por muitos séculos que virão. Foi criada até mesmo uma conta fake (falsa) da família real anunciando que a rainha havia morrido e que o príncipe Charles, seu filho, seria coroado o rei da Grã-Bretanha. Quem em sã consciência faz uma brincadeira dessas?

Leia também
As 14 regras impostas à família real britânica que nem mesmo a Rainha Elisabeth II pode anular

Outros membros da família real também já foram alvo de Boatos e brincadeiras de mau gosto. A morte da princesa Diana, por exemplo, é reachada de teorias e mentiras que atiçam a curiosidade de muitos até hoje.

A verdade vem à tona

Apesar da enorme repercussão, muitos internautas também pediram para que as notícias falsas e brincadeiras parassem, pois nada daquilo era verdade. “Vão se f***r, ela está viva, não mexam com a rainha, não é nem engraçado!”, postou um seguidor, claramente revoltado, utilizando a hashtag levantada para espalhar a verdade e acalmar os seguidores da Rainha. Apesar de o palácio de Buckingham não ter se manifestado sobre o boato que pairava nas redes, a Rainha Elizabeth II foi vista no dia 6 de janeiro indo à missa na cidade de Sandrigham, e bastante viva! 

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações