Rainha Elizabeth II é alvo de teoria da conspiração e é dada como morta nas redes

Rainha Elizabeth II é alvo de teoria da conspiração e é dada como morta nas redes

Internautas e fãs da rainha Elizabeth II ficaram assustadíssimos com as notícias falsas. Vários memes também foram criados.

A teoria da conspiração que matou a Rainha Elizabeth II

A rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, além de ser a Rainha do Reino Unido é também hoje uma celebridade conhecida no mundo todo. Recentemente, ela foi o alvo de uma teoria da conspiração, digamos, um tanto letal. Uma notícia que começou a correr nas redes e se tornou viral era a de que a rainha havia morrido. Como a chefe de estado já conta com uma idade avançada, não foi difícil fazer com que o boato parecesse verdade, e muitos internautas do mundo inteiro acabaram acreditando na história. Nas redes sociais, o assunto explodiu: no Twitter, a hashtag #RIPQueenElizabeth (Descanse em paz, Rainha Elizabeth, em tradução livre) foi até mesmo levantada e em poucos minutos já atingiu os trending topics do site, ou seja, se tornou um dos assuntos mais comentados da internet, deixando muitos seguidores e fãs aterrorizados com a notícia. Mas a Rainha continua vivíssima com seus 92 anos!

A origem do boato 

Tudo começou quando o usuário Beefy_Cabbage, do portal Reddit, anunciou em dezembro de 2018 que a Rainha morreria exatamente no dia 5 de janeiro de 2019, mesmo sem contexto algum ou fontes confiáveis. Como os milhares de internautas que viram a postagem não encontraram nenhuma forma de confirmar a veracidade da informação, especulou-se que a notícia teria sido dada por algum membro da família, de forma extremamente confidencial. Mas tudo não passava de uma brincadeira (de mau gosto, diga-se de passagem). Após a repercussão da postagem no Reddit, muitos internautas resolveram mostrar que não haviam esquecido da data da "morte" da Rainha, e no dia 5 deste mês levantaram a hashtag no Twitter e fizeram até mesmo montagens de velórios e enterros da chefe de estado. Muitos realmente se empenharam e fizeram montagens de grandes veículos de notícias como a BBC News e a CNN, espalhando a notícia de que a Rainha tinha passado desta para a melhor.

Mas a brincadeira saiu do controle, e logo todo o mundo achou que a notícia era real. “Descanse em paz, Rainha Elizabeth, você viverá nos nossos corações”, postou um internauta compartilhando uma foto do suposto enterro. Uma outra seguidora também disse que a Rainha seria lembrada por muitos séculos que virão. Foi criada até mesmo uma conta fake (falsa) da família real anunciando que a rainha havia morrido e que o príncipe Charles, seu filho, seria coroado o rei da Grã-Bretanha. Quem em sã consciência faz uma brincadeira dessas?

Leia também
Miss Itália 2007 mostra seu novo rosto depois de ter sido atacada com ácido pelo namorado

Outros membros da família real também já foram alvo de Boatos e brincadeiras de mau gosto. A morte da princesa Diana, por exemplo, é reachada de teorias e mentiras que atiçam a curiosidade de muitos até hoje.

A verdade vem à tona

Apesar da enorme repercussão, muitos internautas também pediram para que as notícias falsas e brincadeiras parassem, pois nada daquilo era verdade. “Vão se f***r, ela está viva, não mexam com a rainha, não é nem engraçado!”, postou um seguidor, claramente revoltado, utilizando a hashtag levantada para espalhar a verdade e acalmar os seguidores da Rainha. Apesar de o palácio de Buckingham não ter se manifestado sobre o boato que pairava nas redes, a Rainha Elizabeth II foi vista no dia 6 de janeiro indo à missa na cidade de Sandrigham, e bastante viva! 

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações