Veja o que acontece quando se derrama lava sobre gelo

Veja o que acontece quando se derrama lava sobre gelo

Cientistas quiseram fazer uma experiência derramando lava sobre gelo. Eles esperavam que a lava simplesmente furasse o gelo, mas o resultado é no mínimo surpreendente. Descubra no vídeo o encontro desses dois elementos.

O que acontece quando dois mundos opostos se encontram? Se você já se perguntou o que aconteceria se derramasse lava no gelo, este vídeo é para você. Dois curiosos podem ser vistos realizando este experimento arriscado usando um forno de lava.

Eles continuam mergulhando a mesma lava diretamente na água, um fenômeno que às vezes é observado durante as erupções do mar.

Bolhas de lava?

No caso do gelo, enquanto esperávamos que a lava a perfurasse, percebemos rapidamente que esse não é o caso. Em vez disso, vemos que a lava se espalha na superfície do gelo à medida que mais e mais bolhas aparecem. Será que a lava estava fervendo? 

Leia também
Ele tranca o carro com um falso bebê dentro em pleno sol para ver a reação das pessoas. A constatação é alarmante!

Na verdade, é tão quente que transforma o gelo diretamente em vapor, sem passar pelo estado líquido. É este gás produzido que tenta escapar formando bolhas que se elevam através da lava. Além disso, ela não passa pelo gelo porque não a toca. O vapor forma uma camada na qual a lava desliza. É por isso que pode se espalhar sem derreter o gelo. 

• Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações