Nesta escola, os garotos têm aulas de tarefas domésticas

Nesta escola, os garotos têm aulas de tarefas domésticas

O trabalho doméstico ainda é muitas vezes uma tarefa feminina. Então, para tentar lutar contra essa desigualdade, um colégio espanhol teve uma ideia: ministrar cursos de "habilidades domésticas" aos meninos.

Uma mulher gasta em média 3h26 por dia em trabalhos domésticos, comparado a apenas 2h para os homens. Essas desigualdades existem em todos os países, e um colégio espanhol decidiu combater esse problema pela raiz.

A escola particular de Montecastelo, reservada a meninos, tornou obrigatória, desde outubro de 2018, os cursos de aptidões domésticas, segundo a página Ouest France. Os alunos do ensino médio aprendem semanalmente atividades como passar roupa, limpar, cozinhar, costurar, cuidar da roupa, etc. Essas aulas são ministradas pelos pais ou pelos professores.

O objetivo? "Acabar com estereótipos e papéis inadequados associados a mulheres e que causam uma desigualdade injusta ", disse a escola ao jornal espanhol Atlantico.

Aprendendo o quanto antes

Aulas que agradam tanto aos alunos quanto às famílias." Eu agora consigo ver a trabalheira que têm os meus pais" , disse um aluno." Tem sido muito útil para nossos alunos aprenderem a fazer essas coisas para que, quando formarem uma família um dia, eles se envolvam desde o começo e vejam que é uma tarefa dos dois", disse ao jornal Atlantico o professor de biologia dessa escola, que é o coordenador dessa nova matéria.

Leia também
Mulher cria bonecas tão realistas que quase acaba na prisão

O curso de habilidades domésticas foi tão bem-sucedido que outras instituições do país decidiram oferecê-lo também já no próximo ano letivo.

André Lourenço
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações